A Unimed, sistema de cooperativas de saúde com mais de 20,5 mil beneficiários em todo o País, está unificando duas empresas de tecnologia de seu portfólio para criar a healthtech Nexdom.
A healthtech inicia a sua operação com faturamento de R$ 70 milhões e um valor de mercado estimado de R$ 250 milhões.
Para criar a Nexdom, a Unimed uniu a Zitrus e a Unio, duas empresas de tecnologia que já faziam parte de seu portfólio, com outros quatro sistemas de gestão criados dentro de suas 350 unidades ao redor do País. O objetivo é melhorar o processo de compartilhamento do dados entre a rede.
“Como o sistema médico precisa ter informação rápida e centralizada, era humanamente impossível tomar decisões com todas essas frentes atuando com um mesmo foco”, diz Daniel Torres, CEO da Nexdom, ao NeoFeed.
Ele explica que a empresa foi idealizada em um projeto da Unimed chamado Sinergia, que detectou a existência de 29 sistemas de gestão diferentes em toda a rede.
A partir da nova abordagem, foram necessários dois anos de estruturação e R$ 15 milhões em investimento por parte da Unimed Participações para tirar a healthtech do papel. Nesse processo, a companhia contratou a Deloitte para estruturar a Nexdom, que atuará como uma companhia de capital fechado.
Com todas as soluções unidas, a Nexdom espera atender 80% de todas as operadoras da Unimed no Brasil em três anos. Após esse período, a empresa planeja ampliar a solução para outros players do mercado de saúde. Assim, a companhia tem a projeção de dobrar o seu faturamento para R$ 140 milhões no próximo ano.
Para esse crescimento, o CEO afirma que o maior desafio é fazer a convergência desses softwares existentes, ao mesmo tempo em que a companhia cria novas soluções, já que o mercado pede cada vez mais por tecnologia.
“O modelo atual de saúde suplementar quase colapsou nesses últimos anos e eu entendo que a tecnologia é a única saída para o mercado criar novos modelos e se reinventar”, afirma Torres. “Como resultado dessas inovações, eu vejo uma democratização da saúde, com opções e modelos de planos personalizados, mais baratos e abrangentes. A Nedxom faz parte dessa evolução”.
Atualmente, a Nexdom aposta em tecnologias de automação e machine learning para avançar no mercado. Mas, de acordo com o CEO, está sendo criada uma área dedicada à inteligência artificial, que servirá como uma ferramenta para os usuários.
Com isso, Torres espera conseguir tornar o atendimento ao usuário mais eficaz, reduzindo o tempo de marcação de consultas médicas, cirurgias e internações.