A HiPartners, fundo focado em retail tech comandado por Walter Sabini Junior, está investindo na Nexaas, uma plataforma omnichannel fundada por Jander Martins, um empreendedor serial que criou a Mastersaf, software de soluções fiscais e tributárias vendida à Thomson Reuters em 2011.
O negócio, nessa primeira fase, não envolve capital. A HiPartners está ficando com uma fatia de 5% da empresa e vai ajudar a companhia em sua estratégia de “pivotar” para clientes de maior porte, considerados “enterprise”, um mercado em que a Linx, comprada pela Stone, tem forte penetração.
“Os nossos concorrentes têm uma fatia grande de mercado e são muito reconhecidos. E para uma empresa trocar seu sistema de varejo não é uma decisão fácil. Preciso de relacionamento. E a HiPartners tem esse background”, diz Juliana Martins, CEO da Nexaas, ao justificar a entrada do fundo na base de acionistas da startup.
A base de relacionamento a que se refere Martins são os limited partners (LPs) que investem no fundo da HiPartners e que, muitas vezes, ajudam a abrir portas às startups investidas.
São quase 80 nomes do varejo que compõe a base de investidores do fundo. Entre eles estão empresários como Sergio Zimerman, fundador da Petz; Thiago Rebello, CEO da Ri Happy; Raul Matos, CEO e fundador da Biscoitê; e Victor Leal, managing partner da Supermercados St. Marche.
Com a transação, a HiPartners também tem uma opção de fazer um investimento em uma próxima rodada da Nexaas, na qual fica com uma fatia de 10% da companhia, com um desconto de 20% sobre o valor do aporte.
“Montamos um conselho e estamos ajudando a estruturar para crescer e acelerar”, afirma Junior, como é conhecido no mercado o CEO e fundador da HiPartners, que tem entre seus sócios também Eduardo Terra, Alberto Serrentino e Germán Quiroga.
Fundada em 2019, a Nexaas desenvolveu uma plataforma que integra todos os canais de venda de uma empresa de varejo, como lojas físicas, aplicativo, e-commerce, marketplace e WhatsApp.
O sistema se integra com diversos ERPs e funciona em maquinhas de cartões de crédito e de débito, o que permite que vendedores possam usá-las para fechar compras em lojas físicas.
O modelo de negócio é o SaaS (software as a service), baseado no número de lojas, bem como no faturamento de cada loja – à medida que a receita cresce, a mensalidade cobrada pela Nexaas também aumenta.
Nos últimos anos, a startup focou no desenvolvimento da plataforma para que ganhasse maturidade para atender grandes varejistas. Ao longo do caminho, já conquistou alguns grandes clientes, como Malwee, Estée Lauder, Dream Store, Skelt, Creamy e o time de futebol Fluminense.
Agora, o foco é voltar-se para varejistas maiores. “A partir de 50 lojas, já faz sentido para nós”, diz Martins. “Mas vamos mirar companhias com mais de 200 lojas, incluindo negócios de franquias.”
O alvo são clientes da Linx, companhia que foi colocada à venda pela Stone, depois de ser adquirida por R$ 6,7 bilhões, em 2020, informação publicada com exclusividade pelo NeoFeed.
A Nexaas é o sexto investimento da HiPartners, que ainda não concluiu a captação de seu fundo de R$ 100 milhões. O fundo já investiu em BornLogic, Looqbox, Payface, Aravita e Food to Save.