A média de ocupação dos shoppings centers da Multiplan chegou a 96,4% em setembro deste ano, um crescimento de 0,9 ponto percentual sobre o mesmo período de 2020. Treze shoppings atingiram taxa de ocupação acima da média do portfólio. E seis reportaram nível superior a 98%.

No terceiro trimestre deste ano, o resultado operacional líquido (NOI) da Multiplan foi de R$ 458,6 milhões, com uma margem de 93,2%. Isso significa que a cada um real que entra na empresa imobiliária, R$ 0,93 vira caixa.

“Você gera eficiência operacional dos shoppings reduzindo as despesas e sendo mais produtivo”, diz Armando D’Almeida Neto, CFO da Multiplan, ao Números Falam, programa do NeoFeed que tem o apoio do Santander Select.

Dos 20 shoppings em seu portfólio, a Multiplan colocou 13 em revitalização. A mais recente reinauguração aconteceu em 18 de novembro, no Park Shopping Barigüi, em Curitiba, que recebeu R$ 400 milhões em investimentos. Esse empreendimento foi inaugurado em 2003 e para essa nova fase recebeu 95 novos espaços para uso, de centro médico a entretenimento.

Para se ter uma ideia do resultado dessas revitalizações, o New York City Center, mais conhecido como Barra Shopping, no Rio de Janeiro, teve a revitalização concluída no ano passado. Nos nove primeiros meses deste ano, as vendas cresceram 32% e o aluguel quase 25%.

“É preciso modernizar, mudar o mix das operações e sempre estar olhando para os hábitos de consumo”, diz D’Almeida Neto.

No acumulado de 12 meses, até setembro deste ano, a Multiplan fez R$ 1,6 bilhão em alocação de capital. Pouco mais de 877 milhões foram em Capex, R$ 581 milhões distribuídos aos acionistas na forma de juros sobre o capital próprio (JCP) e perto de R$ 150 milhões em recompra de ações.

Em setembro, a Multiplan anunciou a recompra de cerca de 90 milhões de ações que eram detidas pelo grupo canadense Ontario Teacher’s Pension Plan (OTPP), que detinha 18,5% de participação na empresa imobiliária brasileira. O valor da transação foi de R$ 2 bilhões.

A empresa imobiliária tinha uma posição de caixa de R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre do ano, com uma dívida líquida de R$ 2,2 bilhões. A alavancagem estava em 1,4 vez.

Para a Multiplan, o valor da empresa (EV, na sigla em inglês) é 55% do seu valor justo, o que indica a menor relação histórica desse indicador. Em 2019, o EV sobre o valor justo era de 1,02. “Há uma discrepância grande do valor justo das propriedades e o valor de empresa ou de mercado”, afirma o CFO da companhia.

A ação MULT3 está em queda de 9,9% no ano. O valor de mercado da Multiplan é de R$ 13 bilhões.