A corretora de seguros Alper começou, já nos primeiros dias de 2025, a colocar em prática o plano de investir R$ 400 milhões em M&As, revelado com exclusividade pelo NeoFeed.  A companhia acaba de comprar a Ducais, empresa que atua no segmento de benefícios (saúde, vida, odontológico e previdência) em Belo Horizonte (MG), a 71ª transação de sua história (e a primeira deste ano).

“Minas Gerais é muito importante nesse segmento e é importante ampliar nossa presença no estado. A aquisição da Ducais reflete essa nossa estratégia de buscar corretoras bem arrumadas pelo Brasil e que podem crescer mais”, diz André de Barros Martins, sócio e VP de benefícios da Alper.

O rápido movimento da companhia, controlada pela gestora de private equity Warburg Pincus, indica que o apetite deverá ser ainda maior do que havia sido planejado inicialmente pela Alper. Se o plano inicial era comprar de cinco a oito corretoras neste ano, o executivo já fala em passar de 10 aquisições em 2025.

“O nosso número anterior era conservador. Recursos a gente tem. Então, não deixaremos de realizar bons deals. Se a gente fizer 40% dos negócios que foram avaliados no ano passado, certamente esse número será muito maior”, afirma. A estratégia é de chegar ao fim do ano com volume total de R$ 5 bilhões em prêmios.

A Ducais tem hoje 50 mil vidas administradas e 13 funcionários, além de R$ 50 milhões em prêmios. Segundo Martins, a Alper realizou pagamento inicial de cerca de R$ 15 milhões e o restante será repassado aos antigos controladores com a receita da própria operação. O executivo não informou o valor total da venda.

A compra de mais uma corretora especializada em benefícios não irá tirar o foco da Alper em aumentar a diversidade de seu portfólio. A companhia tem hoje 44,4% de sua receita ligada ao setor de benefícios. Logo depois vem seguros de cargas (20%), seguros corporativos (16,7%) e seguros individuais (9,7%). Com a Ducais, a Alper passa a ter 27 unidades no Brasil.

Do total da fatia de benefícios da empresa, que hoje tem 1,4 milhão de vidas administradas, 80% da receita da Alper está ligada ao setor de seguro de saúde e odontológico. E a aposta para o crescimento em Belo Horizonte está associada à presença de grandes grupos de saúde no município.

“O sistema Unimed é muito forte por lá. O grupo Hapvida também está bem colocado, além de Bradesco e SulAmerica. E, para crescer, será necessário contar com mais corretores”, diz. “Levamos o nosso know how para as corretoras menores, que passam a atuar sob nossa filosofia.”

O período de negociação até a efetivação da compra da Ducais pela Alper durou cerca de seis meses. Agora, a empresa mudará de nome e passará a atender com a marca da nova dona. Em dezembro, a empresa havia anunciado a compra da De Caprio, de Santos (SP), especializada em seguros de cargas.

Martins não revelou o segmento, mas já adiantou que em fevereiro a Alper fará mais uma aquisição. “Teremos anúncios de mais compras nas próximas semanas.” Outro ponto que o VP diz levar em consideração é a possibilidade de expansão em regiões que não necessariamente sejam capitais. “Há praças boas pelo Brasil e vamos olhar com atenção as oportunidades.”

Segundo o executivo da Alper, a empresa hoje tem cerca de 40 a 50 negociações para aquisições em andamento. “A gente não pensa a curto prazo. Nosso horizonte é médio e longo prazo. Nosso desejo é implementar nossa cultura e fazer bons negócios, comprar bem.”

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de beneficiários de planos de saúde privados chegou a 51,4 milhões em dezembro de 2024 (contra 50,8 milhões em dezembro de 2023). Em dezembro de 2020, primeiro ano da pandemia, eram 47,4 milhões de usuários.

Fundada em 2010, a companhia, que chegou a valer R$ 2 bilhões quando tinha capital aberto, perdeu 90% do valor em 2015, em um período de crise.

Em 2023, a Warburg Pincus fez uma oferta de R$ 850 milhões para fechar o capital da Alper. Hoje ela é dona de 80% da companhia. Os demais 20% estão divididos entre a gestora Axxon Group, o CEO Marcos Couto e o VP André de Barros Martins.