Pela primeira vez em sua história, a Cyrela está desenvolvendo seu próprio prédio corporativo, que contará com a assinatura da Pininfarina, escritório de design italiano que já fez projetos para Ferrari e Rolls Royce.

Batizado de Cyrela Corporate by Pininfarina, o prédio terá 22 andares, 126 metros de altura e área bruta locável (ABL) de 45 mil metros quadrados. A expectativa é de que o prédio seja entregue em agosto de 2026.

Mas a parceria com grifes como Pininfarima não é um caso isolado. Cada vez mais, a Cyrela tem adotado esses acordos para assinar seus projetos imobiliários e se diferenciar da concorrência quando o assunto é atrair o chamado público de altíssimo padrão.

"A primeira residência precisa ser melhor que a segunda residência que essa pessoa pode comprar em Londres, Paris", disse Efraim Horn, co-CEO da Cyrela. "Esse público está acostumado com algumas assinaturas lá nesses países, essa é a realidade, então estamos trazendo isso para cá."

A Cyrela já tem parceria com a Pininfarina em sete produtos – três residenciais lançados em São Paulo, um em Porto Alegre, e o empreendimento corporativo. Estão nos planos um residencial próximo da Avenida Rebouças, na zona Oeste da capital paulista, e dois projetos cujos detalhes não foram revelados.

A companhia também desenvolveu um empreendimento de altíssimo padrão com a Armani/Casa, marca de móveis da grife de luxo italiana Armani. Localizado no Jardim Guedala, zona sul de São Paulo, o empreendimento conta com duas torres e um valor geral de venda (VGV) estimado de quase R$ 3 bilhões.

Toda a escolha dos móveis, acessórios e tecidos foi realizada em colaboração com a Armani/Casa. A companhia está em negociações para desenvolver novos projetos.

Nos edifícios feitos com essas grifes, o metro quadrado pode ultrapassa os R$ 30 mil por metro quadrado, chegando a R$ 100 mil nos últimos andares. Para efeito de comparação, em empreendimentos voltados para média e alta renda, o metro quadrado varia de R$ 12 mil a R$ 18 mil o metro quadrado.

Horn citou que proprietários de apartamentos em um dos prédios assinados pela Pininfarina, em São Paulo, recebem propostas equivalentes a R$ 95 mil o metro quadrado.

"Eu sei de duas propostas formais neste valor e o proprietário não vende. Você vê que o cliente reconhece valor", disse. "Queremos ter uma parceria muito longa e duradora com a Pininfarina, porque todos os projetos que fizemos com eles são icônicos."

O balanço da Cyrela não diferencia empreendimentos de alto e altíssimo padrão nos resultados. No ano passado, o VGV lançado na parte de alto padrão somou R$ 7,6 bilhões, alta de 51%, enquanto as vendas contratadas nesta faixa atingiram R$ 7 bilhões no ano passado, avanço de 60,7%.

Quando questionado sobre novos empreendimentos na parte corporativa, Horn afirmou que o Cyrela Corporate by Pininfarina é o único nos planos da Cyrela, porque esse segmento deixa os investimentos travados por um período muito longo, além do que a companhia está disposta. “Só grandes fundos, geralmente internacionais, fazem esses investimentos, porque é algo de longo prazo”, afirmou.

As ações da Cyrela fecharam o pregão de quinta-feira, 27 de março, com alta de 0,75%, a R$ 24,17. No ano, os papéis acumulam alta de 45,9%, levando o valor de mercado a R$ 9,3 bilhões.