O peso de Elon Musk sobre a vida pública dos Estados Unidos pode ganhar mais um novo capítulo, para além da sua participação no departamento criado pelo governo federal para reduzir custos, o DOGE.

O Texas está prestes a ter uma nova cidade, formada por pessoas que trabalham na SpaceX, a fabricante de foguetes e satélites do bilionário, que no ano passado se tornou a empresa privada mais valiosa do mundo, ao atingir um valuation de US$ 350 bilhões.

No sábado, 3 de maio, uma eleição vai decidir se a região onde fica a Starbase, lar das operações da SpaceX, pode se transformar em um município, segundo o jornal The Wall Street Journal. Localizado no sul do estado, a 780 quilômetros da capital Austin, o complexo industrial é o local de trabalho de quase 3,4 mil pessoas, entre funcionários da empresa e terceirizados.

A decisão sobre a criação da nova cidade ficará a cargo de um grupo de 283 pessoas registradas para votar na região, a maioria delas funcionários da empresa. Dos 247 lotes residenciais que estão dentro da área de 3,9 quilômetros quadrados que formam a possível nova cidade, apenas dez não pertencem à SpaceX ou seus funcionários, segundo informações da CNN. Atualmente, a Starbase está dentro do condado de Cameron.

A votação é vista por alguns como um importante passo para estabelecer a região do Rio Grande Valley como a próxima fronteira na corrida espacial, atraindo investimentos para uma região pobre do Texas, cuja principal atividade é a agricultura.

Mas críticos apontam que essa decisão dará amplos poderes para a SpaceX, que poderá criar legislação para flexibilizar regras ambientais, que seriam mais permissivas às suas atividades.

O controle de acesso ao litoral do Golfo do México é uma outra preocupação dos residentes da região. A companhia frequentemente pede permissão para o fechamento do praias e estradas perto da Starbase em lançamentos, por questões de segurança. O receio é que, ao conseguir transformar a região numa cidade, a companhia possa fazer isso com menos burocracia.

Musk já tinha levantado a ideia de transformar a região numa cidade, em 2021, mas representantes da SpaceX nunca falaram abertamente sobre os motivos para apoiarem a criação de uma cidade na região.

Cidades fundadas por empresas não são uma novidade nos Estados Unidos, mas são consideradas relíquias de uma época em que indústrias queriam manter seus funcionários perto de suas instalações, em cidades sob seu controle.

Em 1906, a U.S. Steel fundou a cidade de Gary, em Indiana, local de suas principais operações. Na década de 1960, o município foi lar de quase 180 mil pessoas, mas o declínio da indústria do aço americana resultou numa deterioração da cidade e na queda na quantidade de moradores, para abaixo de 70 mil pessoas, segundo dados do governo americano de 2023.