A SpaceX, fabricante de foguetes e satélites que pertence a Elon Musk, se tornou a empresa privada mais valiosa do mundo na quarta-feira, 11 de dezembro, após atingir um valuation de US$ 350 bilhões, de acordo com apuração do Financial Times.

Com a nova avaliação, a SpaceX superou o valor de mercado da ByteDance, dona do TikTok, que foi avaliada em cerca de US$ 300 bilhões em um programa de recompra de ações realizado no mês passado.

O valor de mercado foi impulsionado por um novo acordo realizado pela companhia e seus investidores para comprar ações de funcionários, no montante total de US$ 1,25 bilhão.

Os papéis foram negociados a uma cotação de US$ 185 por ação, uma valorização de 65% em relação ao último acordo feito pela companhia, em setembro deste ano. Na época, os colaboradores venderam suas ações por US$ 112 cada.

Com o valor, a SpaceX, sozinha, comprará cerca de US$ 500 milhões em ações, com o restante do capital sendo fornecido por investidores externos.

Nos últimos meses, a companhia esperava precificar seus papéis em cerca de US$ 135, o que levaria seu valor de mercado a US$ 250 bilhões. Porém, com o aumento na demanda dos investidores, esse valor aumentou em US$ 100 bilhões em curto período de tempo.

A SpaceX foi fundada em 2002 por Musk com cerca de US$ 100 milhões provenientes da venda do PayPal. Com a companhia, o executivo espera revolucionar as viagens espaciais com seus foguetes reutilizáveis e tornar a humanidade “multiplanetária” por meio de tecnologias necessárias para possibilitar a vida em Marte.

Desde 2019, a SpaceX opera a constelação de satélites Starlink, com cerca de 7 mil unidades em órbita terrestre baixa, fornecendo internet de alta velocidade para empresas e governos. Além disso, a empresa realizou 100 lançamentos de foguetes bem-sucedidos em 2024.

Essa não é a primeira empresa de Musk a performar acima do esperado pelo mercado. A sua startup de inteligência artificial, xAI, arrecadou US$ 6 bilhões em uma rodada de investimentos realizada no fim de novembro, que a avaliou em US$ 50 bilhões, o dobro do valor obtido em captação realizada no primeiro semestre deste ano.

A Tesla, por sua vez, viu suas ações dispararem 60% desde a eleição de Donald Trump em 5 de novembro. A valorização levou o valuation da fabricante de carros elétricos a um recorde de US$ 1,26 trilhão.

Musk foi um forte apoiador na eleição de Donald Trump, gastando mais de US$ 250 milhões na campanha. Após a vitória, nomeou Musk como líder de um novo departamento de eficiência governamental, onde será responsável pelo corte nos gastos federais.