A Meituan confirmou que vai operar o seu serviço de entrega de comida no Brasil nos próximos meses, como publicou com exclusividade o NeoFeed em abril deste ano.
A companhia, que é a maior do mundo na área de delivery, vai estrear no Brasil com sua marca internacional Keeta, lançada em 2022 em Hong Kong e, no ano passado, entrou no mercado da Arábia Saudita, atuando exclusivamente com a entrega de alimentos
O investimento previsto é de R$ 5,6 bilhões nos próximos cinco anos, o que deve acirrar ainda mais a competição no mercado de delivery, que é dominado pelo iFood, dono de uma fatia estimada de mais de 80% do mercado brasileiro.
Neste ano, vários movimentos aconteceram nesse setor para tentar enfrentar o iFood. A 99, que pertence a chinesa Didi, relançou seu serviço 99Food isentando restaurantes de taxas e comissões. A Rappi também anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão e taxa zero pelos próximos três anos.
A chinesa Meituan é só mais um ingrediente nessa disputa. E não é qualquer um. Na China, conta com 770 milhões de usuários ativos. Em 2024, a empresa realizou, em média, cerca de 98 milhões de entregas diárias de pedidos feitos online. Listada na Bolsa de Valores de Hong Kong desde 2018, a Meituan registrou uma receita de US$ 46,65 bilhões em 2024.
Os executivos da Meituan vinham sondando há muito tempo o mercado brasileiro – tanto que a empresa tem marca registrada por aqui desde 2020. Mas haviam batido o martelo sobre uma operação brasileira em março deste ano.
No mês passado, uma delegação de executivos visitou o Brasil, apurou o NeoFeed. Entre eles, estava Wang Xing, que é o fundador e CEO da Meituan, um executivo de perfil reservado e workaholic, já foi comparado a Jeff Bezos, da Amazon, pelo seu estilo e por ser focado em produto.
O desafio do Meituan, no entanto, será grande. Apesar de os números do iFood serem pequenos quando comparados ao da empresa chinesa, a empresa controlada pela Prosus é gigante no Brasil.
O iFood, segundo o último dado divulgado, faz 100 milhões de entregas por mês – número que Diego Barreto, CEO do iFood, disse ao NeoFeed que já foi superado..
Por mês, o iFood movimenta aproximadamente R$ 8 bilhões por mês, conta com 350 mil entregadores, 400 mil comerciantes e está presente em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes – são cerca de 1,5 mil municípios.
Além disso, o iFood se enveredou por outras áreas. No segmento de benefícios está perto de chegar a 1 milhão de clientes. E o seu “banco digital” já tem uma carteira de crédito de mais de R$ 1 bilhão.