A tecnologia pode aproximar ou distanciar as pessoas. Na empresa de gestão de recursos humanos Sólides, essa afirmação não poderia ser mais verdadeira. Por lá, a inteligência artificial está sendo transformadora quando o quesito é produtividade, porém, é preciso sensibilidade para que isso não se torne um entrave.

“Quando a gente fala de gestão de pessoas, nós estamos diante de um momento único, uma oportunidade de aumento de produtividade sem precedentes", afirma Monica Hauck, CEO e cofundadora da Sólides.

"Só que não basta entregar apenas tecnologia, é preciso entregar algo sensível à capacidade de incluir as pessoas no novo mundo”, complementa ela em entrevista no NeoSummit IA, evento do NeoFeed.

Para a executiva, que toca a companhia com foco em pequenas e médias empresas, é possível perceber que existe uma resistência muito grande às novidades tecnológicas nesse segmento. Sendo assim, é responsabilidade dos líderes entender como incluir seus clientes de forma integral.

No caso da Sólides, os investimentos estão sendo feitos para incluir a IA nas ferramentas utilizadas pelos clientes no dia a dia, como o WhatsApp.

“Hoje eu tenho tecnologia onde o dono de um restaurante, de um bar, consegue fazer um processo seletivo de maneira simples pelo WhatsApp”, afirma Hauck.

Ela explica que, com essas ferramentas, é possível abrir uma vaga no início do dia e, até o final do expediente, já ter um candidato selecionado para aquela posição, algo inimaginável há alguns anos.

“Não é só produtividade pela produtividade, mas é fazer rápido e fazer certo”, diz ela.