Um dos maiores especialistas da atualidade em SEO (Search Engine Optimization) – as técnicas de otimização de sites para potencializar uma página em motores de busca como o Google –, o americano Wil Reynolds, fundador da empresa de marketing digital e big data Seer Interactive, é também um crítico de como isso vem sendo feito pelas empresas.

“Em algum lugar ao longo do caminho, o SEO passou a ser sobre otimização para mecanismos de pesquisa e manutenção de algoritmos”, disse Reynolds, em entrevista exclusiva ao NeoFeed. “É uma merd* ficar procurando uma resposta boa que você não encontra porque as respostas ruins aprenderam a manipular o algoritmo do Google.”

No Brasil para participar do RD Summit, que começa nesta quarta-feira, 26 de outubro, em Florianópolis, Reynolds contou ao NeoFeed os motivos que o fazem criticar a forma como as empresas estão enxergando e investindo em SEO, e o que precisa ser feito para corrigir um problema que contribui para o aumento da desinformação no ambiente digital.

Como você enxerga o cenário de SEO atualmente?
O SEO passou a ser sobre otimização para mecanismos de pesquisa e manutenção de algoritmos. Ao longo do caminho, esquecemos como é fazer uma pesquisa no Google e encontrar um monte de sites altamente otimizados que realmente respondem às nossas perguntas. É uma merd* ficar procurando uma resposta boa que você não encontra porque as respostas ruins aprenderam a manipular o algoritmo.

Pode dar um exemplo do que está sendo feito de errado em termos de criação de conteúdo?
Uma questão que vi em toda a minha carreira é o excesso de investimento em quantidade versus qualidade, especialmente fora dos Estados Unidos. Isso remete a abordagem humanista: muitas vezes queremos produzir o máximo de conteúdo possível sem pensar em como podemos responder melhor.

Isso vem aumentando?
Acho que estamos começando a melhorar. Mas, assim que melhoramos, voltamos e fazemos algo que piora. Deixe-me dar um exemplo, estamos vendo pessoas produzindo páginas geradas automaticamente usando inteligência artificial.

E qual o problema da inteligência artificial nesse contexto?
Não há nada inerentemente errado com isso, mas raramente esse conteúdo tem uma verdadeira experiência em uma área de assunto.

É comum ouvir que o Google faz mudanças constantes em seus algoritmos de SEO e que isso acaba gerando insatisfação entre quem produz conteúdo. O que você acha disso?
O Google é conhecido por fazer centenas de ajustes em seu algoritmo todos os anos. Todas essas mudanças são voltadas para ajudar os clientes a encontrar o que procuram quando pesquisam no site. Eu acredito que o Google tem sido bom em se concentrar no fato de que seu cliente é o pesquisador em primeiro lugar.

Essas mudanças nem sempre são claras. Como as empresas podem identificar novos "pontos fortes" para melhorar seus esforços de SEO?
Em geral, o que acredito é que o Google faz uma mudança para realmente melhorar os resultados para o usuário. Por isso, tentar entender todos os detalhes em uma atualização algorítmica do Google provavelmente não é o melhor uso do tempo.

O que fazer, então?
Veja as pistas que o Google deixa para trás. O Google pode ver o que o cliente deseja e o que satisfaz melhor esse cliente. Há uma grande oportunidade para colher pistas sobre as melhores respostas. Saber o que o cliente está procurando e quais são ou podem ser as respostas certas é fundamental para produzir qualquer conteúdo, vídeo, conteúdo escrito e podcasts.