Um dos principais nomes entre as varejistas de vestuário e artigos esportivos, a Track&Field está promovendo uma reorganização em seu alto escalão para avançar na disputa do setor, além das lojas físicas e, ao mesmo tempo, consolidar seu posicionamento no mercado de bem-estar.
Em fato relevante divulgado na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, a companhia anunciou que Fred Wagner está deixando o posto de CEO para assumir a liderança da TFSports, plataforma de promoção de eventos de bem-estar.
“A TFSports vem ao longo do tempo se tornando uma parte importante da estratégia da Track&Field como um todo”, diz Wagner em entrevista ao NeoFeed. De acordo com o executivo, o movimento no quadro de funcionários foi “uma mudança sutil” por ele já estar envolvido na TFSports desde o início da operação.
Em período de silêncio, a Track & Field evitou dar detalhes sobre o planejamento da companhia no longo prazo. Wagner apenas afirmou que o plano inicial é acelerar o ganho de novos usuários. “Temos um custo de aquisição de clientes eficiente e queremos ampliar a oferta de experiências e produtos”, afirma Wagner.
Como parte dessa nova estrutura, Wagner irá acumular a posição de vice-presidente de estratégia e novos negócios, com foco em inovação e novas fontes de receita, além de manter seu assento no Conselho de Administração da companhia.
Fernando Tracanella, que atuava, até então, como diretor financeiro da operação, irá substituir Wagner no comando da varejista. Há cinco anos na operação, o executivo liderou os trâmites da abertura de capital da empresa, em 2020, e a estratégia de expansão física e digital da marca desde então.
“Vamos contar com a forte veia visionária do Fred na aceleração dos novos negócios, enquanto focamos em oportunidades no core business de crescimento dos canais físicos e digitais, aumento da base de clientes, evolução da ominicanalidade, inovação em produto, reforma de lojas para o novo formato e ganhos de eficiência operacional”, afirmou, no fato relevante, Tracanella.
Em linha com essa movimentação, a Track&Field promoveu Patricia Abibe, atual head de controladoria para o cargo de CFO e diretora de relações com investidores. A executiva integra o quadro da empresa há quase dez anos.
A varejista destacou que a mudança vai permitir que Wagner dê mais foco, velocidade e escala à TFSports, considerada uma das “principais avenidas de crescimento da companhia”. Atualmente, a plataforma tem mais de 500 mil usuários e registra um crescimento médio de 60% ano em sua base, além de reunir 5 mil treinadores de 45 modalidades diferentes.
“A plataforma será o carro-chefe dessa jornada de expansão e crescimento da Track&Field. Além de fortalecer as mais de 2 mil experiências que realizamos ao ano, vamos ampliar a oferta de produtos e serviços que conectam os clientes a um estilo de vida ativo e saudável, que é a grande missão da marca”, observou Wagner, no documento.
Segundo o fato relevante, o foco agora é dar musculatura a essa operação e transformá-la em uma healthtech. Um dos próximos passos nessa direção é o lançamento de um marketplace voltado a produtos e serviços de bem-estar e saúde.
Como parte desse projeto, a Track&Field elegeu três frentes a serem implantadas até 2025. A primeira é a tfmall, voltada a roupas, acessórios e artigos esportivos; a segunda, a tfood, de alimentação e suplementos; e, a terceira, a tfhealth, com serviços de saúde física e mental.
Em paralelo, a empresa ressaltou que dará continuidade à expansão do marketplace de experiências da TFSports, que, em 2023, projeta organizar mais de 2,4 mil eventos. E acaba de inaugurar um andar em sua sede, em São Paulo, 100% dedicado a essa operação e já preparado para a ampliação desse time.
As ações da Track&Field encerram o pregão de ontem com ligeira alta de 0,74%, cotadas a R$ 13,55. Os papéis acumulam alta de 30,1% em 2023 e a empresa está avaliada em R$ 2,1 bilhões.