Quando Mary Meeker fala, o mercado de internet quer ouvir. Desde 1995, ela apresenta um estudo, batizado de Internet Trends Report, que é uma espécie de guia do setor.

A rainha da internet, como é conhecida Meeker, está à frente do Bond Capital, depois de deixar o fundo Kleiner Perkins Caufield & Byers. Ela fez sua apresentação nesta terça-feira 11, durante o Code Conference 2019, nos Estados Unidos.

É um relatório de 333 slides, com uma montanha de dados sobre o atual estágio da internet nos Estados Unidos e no mundo. O NeoFeed selecionou 9 estatísticas que você precisa saber. Se quiser ver o relatório completo, clique aqui. Confira:

1 - Usuários de internet
O número de usuários conectados a internet chegou a 3,8 bilhões de pessoas em 2018. Pela primeira vez, é mais da metade da população mundial (51%). Em 2017, eram 3,6 bilhões (49%). A má notícia é que o crescimento desacelerou para 6%. As vendas de smartphones, que são a principal forma de acessar a Web, também estão caindo.

2 – Comércio eletrônico
O comércio eletrônico representa agora 15% das vendas de varejo. Cresceu 12,4% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

3 – Publicidade
Os investimentos com publicidade na internet aceleraram nos Estados Unidos, crescendo 22% em 2018. O Google e o Facebook ficaram com a maior fatia deste bolo. Mas companhias como Amazon e Twitter estão ganhando participação de mercado.

4 – Privacidade
Há uma série de problemas à frente para o direcionamento de publicidade, incluindo o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, em tradução livre) e outras regulações que devem afetar as grandes empresas de internet.
Além disso, há uma demanda por mais privacidade que deve entrar na pauta de todas as grandes empresas, de Apple a Facebook.

5 – Tempo online
Os americanos estão passando mais tempo online. Em 2018, eles gastaram 6,3 horas por dia na internet, 7% a mais do que o ano anterior. A maioria desse tempo vem de aparelhos móveis e de outros dispositivos conectados. O tempo gasto online com o uso de desktops está em queda.

6 – Comunique-se por imagens
As pessoas estão se comunicando por meio de imagens, à medida que a velocidade de conexão fica mais rápida e as câmeras de celulares melhores. Mais de 50% das impressões do Twitter envolvem post com imagens, vídeos e outras mídias.

7 – Gamers
Há 2,4 bilhões de gamers online, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. O Fortnite, jogo de tiro online da Epic Games, é o grande fenômeno do momento. Para algumas pessoas, ele é uma espécie de rede social.

8 – Imigrantes inovadores
Das 25 maiores empresas de tecnologia em valor de mercado do mundo, 60% delas foram fundadas por descendentes de imigrantes de primeira ou segunda geração. Elas empregavam 1,9 milhão de pessoas no ano passado.

Leis restritivas de imigração, como quer Donald Trump, presidente dos EUA, podem gerar impacto negativo na indústria de tecnologia e fazer como que pessoas como Elon Musk, o dono da fabricante de carros Tesla, não escolha o Estados Unidos para empreender.

9 – Segurança
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança. No primeiro trimestre deste ano, 87% do tráfego global da internet estava encriptado, um crescimento de 53% em relação ao ano passado.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.