Newsletter

Receba notícias do NeoFeed no seu e-mail

 
Li, compreendi e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade
do site.
 
 

Negócios

Delta compra fatia de 20% da Latam e vai deixar a Gol

Companhia área americana paga US$ 1,9 bilhão por participação na Latam e vai vender sua fatia de 9% da Gol

 

A Delta Airlines anunciou que está comprando uma fatia de 20% da Latam, maior companhia aérea da América Latina, por US 1,9 bilhão.

A companhia americana, que é baseada em Atlanta, nos Estados Unidos, também afirmou que vai vender sua participação de 9% na Gol.

O negócio foi surpreendente porque a rival American Airlines estava tentando uma joint venture com a Latam, para crescer sua receita na América Latina.

Por outro lado, segundo apurou o NeoFeed, Gol e Delta estiveram muito perto de fechar um acordo semelhante no ano passado. “Faltavam os dois lados apertarem as mãos”, disse uma fonte.

A Delta estava disposta a comprar uma fatia de até 49% da Gol. Mas a família Constantino pediu muito e, na última hora, o negócio não vingou, segundo essa fonte.

A notícia de que a Delta comprou 20% da Latam caiu como uma bomba dentro da Gol, segundo uma fonte disse ao NeoFeed. Os executivos foram pegos de surpresa e agora estão avaliando o que fazer.

Na Bolsa de Nova York, os papéis da Gol caíam pouco menos de 10% depois do fechamento do pregão. As da Latam subiam quase 40%, por volta das 18h51.

Investimentos

Além de comprar uma fatia de 20%, o que lhe garante um assento no conselho de administração da Latam, a Delta vai gastar mais US$ 350 milhões.

Os recursos serão usados para adquirir quatro Airbus 350. A Delta também vai assumir o compromisso de compra de mais 10 A350 entre 2020 e 2025.

A Delta tem fatias minoritárias em diversas companhias áreas, como o Grupo Aeromexico, a Air France KLM, a China Eastern, a Virgin Atlantic e a Korean Air Lines, além da Gol. Ela está negociando uma fatia de 10% da Alitalia.

Com o acordo, a Latam vai deixar a aliança OneWorld, mas não está ainda claro se a empresa vai se juntar ao SkyTeam, grupo que inclui a Delta e seus parceiros.

O acordo precisa ser aprovado pelas autoridades antitruste dos Estados Unidos e do Chile, mas a Delta acredita que não terá dificuldades para conseguir a liberação do negócio.

Do ponto de vista operacional, no entanto, a transição não será simples. A Gol tem acordo de codeshare com a Delta. A Latam com a American Airlines. “Num primeiro momento, deve haver bastante confusão”, diz uma fonte.

Procurada, a Gol não se manifestou para esta reportagem.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.

Leia também

VÍDEOS

Assista aos programas CAFÉ COM INVESTIDOR e CONEXÃO CEO