Bill Gates já escreveu livros, deu palestras e foi um dos protagonistas no debate a Covid-19, combatendo as vozes negacionistas da pandemia. Agora, o fundador da Microsoft vai "soltar o gogó" em um podcast próprio, cuja estreia acontece na segunda-feira, 16 de novembro.

Ao lado da atriz e ativista Rashida Jones, conhecida por seus papéis nas séries de comédia Boston Public e The Office, Gates quer fazer do seu programa "Bill Gates and Rashida Jones Ask Big Questions" um espaço para discussões urgentes e debater as grandes questões da humanidade.

Nesta primeira temporada, a dupla preparou seis episódios e em todos eles pelo menos um estudioso ou personalidade é convidado para debater uma "grande questão".

Na estreia do podcast, por exemplo, o empresário e a artista falam sobre o mundo pós-pandemia e contam com a participação do médico imunologista Dr. Anthony Fauci, responsável por balizar as ações americanas de combate ao coronavírus. 

Seria a desigualdade inevitável? Essa é a pergunta que norteia o segundo episódio. O economista Raj Chetty e a prefeita da cidade de Compton (Califórnia), Aja Brown, aumentam o coro. 

Uma questão bastante sensível a Gates nos últimos tempos tem sido a proliferação das teorias conspiratórias. Por isso, o tema é explorado no terceiro episódio do podcast, que conta com a participação do professor e escritor Yuval Noah Harari, que assina os best-sellers "Sapiens" e "Homo Deus". 

No quarto episódio, Gates e Jones falam sobre as mudanças climáticas. O empresário já falou publicamente sobre o assunto e o quanto se preocupa com essa temática.

Agora, ele tem a chance de aprofundar seus argumentos e descobertas em um bate-papo com a jornalista Elizabeth Kolbert, vencedora do prêmio Pulitzer por seu livro "A Sexta Extinção: Uma História Não Natural". 

Os dois últimos episódios da primeira temporada do podcast ainda são um mistério, tal qual a amizade entre o bilionário e a atriz. Em comum, Gates e Jones têm apenas a faculdade: ambos estudaram na Harvard, mas apenas ela se formou. 

O encontro improvável entre a dupla aconteceu por intermédio de um amigo, que armou a apresentação de ambos por acompanhar o ativismo de cada um e por acreditar que ambos "têm muito o que conversar".  

O podcast "Bill Gates and Rashida Jones Ask Big Questions" vai ser disponibilizado no site pessoal de Bill Gates e em todas as plataformas de streaming. 

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.