Nos últimos meses, a Amazon acompanhou de longe a disputa de dois de seus principais rivais, o Google e a Microsoft, na corrida pela inteligência artificial. Mas a gigante do comércio eletrônico não é de ficar de fora de nenhuma disputa. E na quinta-feira, 13 de abril, a companhia fundada por Jeff Bezos anunciou sua chegada ao páreo.
A empresa não está lançando seu próprio chatbot, mas disponibilizando dois novos modelos de linguagem de IA, por meio da Amazon Web Services (AWS), sua plataforma em nuvem. Os clientes poderão usar as ferramentas para criar seus programas.
“Tem muita gente interessada em soluções de IA generativas”, diz Adam Selipkksy, CEO da AWS. “Na maioria das conversas que tenho com os clientes sempre surgem muitas perguntas. E a mais comum delas é: "Quando poderemos obter as soluções que queremos?”
O sucesso do bot de criação de texto ChatGPT, da OpenAI, no qual a Microsoft investiu, levou a um boom na procura pela IA generativa. Empresas de todos os tamanhos, dos mais diversos setores, correm para construir suas próprias tecnologias ou incorporá-las a produtos já existentes.
Com isso, naturalmente, aumenta não só a demanda por ferramentas básicas, para apoiar o desenvolvimento dos novos aplicativos, como pelos serviços em nuvem. A Amazon segue líder global do mercado de computação em nuvem, seguida pela Microsoft e pelo Google.
Batizados Titan, os modelos de linguagem ampla foram treinados em grandes quantidades de texto para resumir o conteúdo, escrever o rascunho de uma postagem no blog ou participando de sessões abertas de perguntas e respostas.
Já o Bedrock é um serviço da AWS que permite aos desenvolvedores explorar programas de IA generativa, criados pelas startups Anthropic e AI 21, cujos modelos competem com os de Microsoft e Google.
Na busca por marcar presença no campo da IA generativa, a Microsoft investiu US$ 10 bilhões na OpenAI e oferece acesso ao GPT3.5, um dos modelos de linguagem por trás do ChatGPT, por meio da plataforma de nuvem Azure.
Não é de agora que o Google investe na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias generativas e recentemente lançou seu próprio modelo PaLM. O sistema está disponível no Google Cloud. O Google tem também o Bard, um rival do ChatGPT.
“É altamente improvável que um único modelo seja a resposta todos os clientes e para todos os casos”, disse o CEO da AWS. “Queremos oferecer opções e flexibilidade.”