Depois de dois anos sofrendo os impactos da pandemia, muitas empresas iniciaram 2023 com sede para retomar sua curva de crescimento exatamente no mesmo ponto em que pararam no final de 2019 e início de 2020.

No entanto, o mundo anterior ao Covid-19 não existe mais. A lógica do capital mudou, os padrões de consumo são outros e a relação das pessoas com o trabalho ficou diferente. O crescimento agora vai ocorrer de outra forma – mais sustentável, mais consciente e mais conectado às pessoas.

“Nesse contexto, proposta de valor, experiência e atratividade compõem o tripé que deverá sustentar o crescimento das marcas a partir de agora. A grande chave está em buscar resultados de negócio no curto e médio prazos ao mesmo tempo em que se valoriza a marca entregando diferenciais, mais conexão nas dinâmicas atuais do consumidor e renovação constante de acordo com as tendências de mercado”, resume Camila Costa, CEO da agência iD\TBWA.

Como se faz isso? A resposta está no Growth Design, filosofia que vem ganhando força principalmente no universo das startups e das empresas de tecnologia. Em linhas gerais, ela consiste em colocar as pessoas no centro dos negócios e entender as novas realidades do capital, do consumo e da força de trabalho – é o retrato preciso da nova economia.

“A partir dessa filosofia, desenvolvemos soluções que aceleram o crescimento das marcas de forma sustentável e consciente”, afirma Marco Sinatura, Chief Strategy & Innovation Officer da iD\TBWA.

“O Growth Design é a criatividade combinada com o uso inteligente de dados e dinâmicas específicas. Trata-se da nova forma de fazer marketing”, diz Camila Costa. “Ao lidar com ecossistemas de marcas cada vez mais complexos, os dados tornam-se inevitavelmente o ativo mais valioso para a comunicação e captação de crescimento das empresas.”

“O Growth Design é a criatividade combinada com o uso inteligente de dados e dinâmicas específicas. Trata-se da nova forma de fazer marketing”, diz Camila Costa, CEO da agência iD\TBWA

Para a executiva, eles geram valor como inputs (insights de comportamento, por exemplo), experiências (como soluções que usam informações em tempo real) ou outputs (aprendizados sobre comportamento e mercado).

Ou seja, a agência se propõe a ir além da comunicação e entender que o crescimento depende de outros fatores que estão correlacionados. Dessa forma, é capaz de desenvolver plataformas e soluções criativas que geram, ao mesmo tempo, crescimento de forma acelerada e sustentável no longo prazo – e que se convertem em experiências positivas para os clientes e em novas fontes de receita para as empresas.

Diversas campanhas realizadas nos últimos meses pela iD\TBWA nasceram com a premissa do Growth Design. Um exemplo marcante vem da seguradora Allianz.

A conta da Allianz começou a ser trabalhada em setembro do ano passado. Em apenas quatro meses, a aplicação da metodologia do Growth Design trouxe resultados expressivos.

Nesse período, a marca ganhou 4 pontos percentuais em consideração e confiabilidade e 8 pontos percentuais em “Likeability”. Números como esses expressam o sucesso da iniciativa em conectar a marca com a audiência e converter essa estratégia em negócios, aumentando a geração de leads e, como consequência, o crescimento das emissões de apólices.

Com o Growth Design, a iD\TBWA também ajudou a Allianz a reduzir o CPA (Custo por Aquisição) em 65% e a triplicar o número de emissões de apólices residenciais

Com o Growth Design, a iD\TBWA também ajudou a Allianz a reduzir o CPA (Custo por Aquisição) em 65% e a triplicar o número de emissões de apólices residenciais. “Além disso, em dezembro, atingimos o menor CPL (Custo por Lead) de nossa história”, afirma Luiz Cartolano, diretor-executivo de Marketing e Transformação da Allianz Seguros.

Outro caso de destaque da iD\TBWA é o da marca Philips Walita. Em abril do ano passado, a agência se tornou responsável por toda a comunicação desde o Awareness até a Consideração.

A campanha que marcou a estreia do relacionamento entre as empresas teve o mote “O Upgrade do seu dia a dia”. Em linhas gerais, ela mostrou como um lar poderia ser revigorado com o design e tecnologia dos eletrodomésticos da Philips Walita.

“Temos uma marca muito tradicional que existe há mais de 80 anos, mas o nosso desafio era dar uma rejuvenescida nessa história”, afirma Silvia Tamai, diretora de marketing da Philips Walita.

A campanha foi lançada em maio do ano passado e, em junho, a empresa já notava um avanço expressivo na chamada preferência de marca. A meta era crescer 1,5 ponto percentual. “No entanto, crescemos 18 pontos percentuais, o que significou um salto de 12 vezes em relação ao que havíamos imaginado”, diz Tamai.

A iD\TBWA tem um longo histórico de serviços prestados para empresas de diferentes setores. Em 2017, passou a trabalhar com a operadora Claro e, desde então, excelentes resultados nasceram da parceria.

“Temos uma operação bastante robusta e madura com a Claro, trabalhando lado a lado com o cliente na construção dos resultados através das estratégias focadas em geração e captação de demanda para todo o portfólio de produtos e serviços da companhia”, explica Thiago Fernandes, diretor executivo de Canais e Audiência da iD\TBWA.

Em 2020, no auge da pandemia, a Claro lançou a primeira Live Store do segmento, uma loja virtual com transmissão em tempo real pelo canal do cliente, idealizada e desenvolvida pelo iDX, laboratório de inovação da iD\TBWA.

Os usuários que assistiram ao conteúdo na Live Store e depois foram ao e-commerce tiveram uma taxa de conversão 52% maior. Por sua vez, o ticket médio aumentou 3,2 vezes.

“Com criatividade, uso efetivo de dados e de recursos tecnológicos, a iD\TBWA ajuda empresas e startups na construção de suas plataformas de crescimento e em suas trajetórias de transformação”, conclui a CEO Camila Costa.