LONDRES - No centro, uma safira do Sri Lanka, rodeada por 14 diamantes solitários, em ouro branco 18 quilates; o anel de noivado oferecido pelo hoje rei Charles III a Diana, em 1981, segue inspirando não só coleções de joias ao redor do mundo, mas também a gastronomia e até árvore de Natal.
Atualmente no dedo de Kate Middleton, a peça é o tema escolhido pelo Rosewood London para comemorar o décimo aniversário do hotel de luxo na capital inglesa.
Graças a uma parceria com a Garrard, joalheria de luxo, fundada em 1735 e famosa por sua longa relação com a família real, toda a decoração de fim de ano do seis estrelas tem o anel como tema.
Na entrada do hotel, no centro do pátio, na árvore de Natal, de mais de sete metros de altura, as bolas azuis royal se destacam entre os enfeites dourados.
Asas de anjos, escolhidas como o motivo principal da nova coleção da Garrard, batizada Wings Rising, também enfeitam vários ambientes do hotel. Algumas incluem modelos com pedras azuis, uma referência ao anel de Diana.
A associação à joia da “princesa do povo” se estende também ao serviço de chá da tarde, no restaurante Mirror Room, uma tradição inglesa que o Rosewood elevou a um padrão de ultraluxo.
Normalmente, o Art Afternoon Tea reflete a cena londrina das artes plásticas, com docinhos inspirados em criações de artistas famosos, como o espanhol Pablo Picasso. Mas, agora, com a parceria com Garrard, as guloseimas são apresentadas em uma caixa de joias, como preciosidades.
“Após o sucesso do Art Afternoon Tea, que foi influenciado pelo trabalho de artistas plásticos, adaptei o conceito para celebrar a parceria do hotel com a joalheria Garrard e seu trabalho artesanal, criando uma série de doces de elaboração intricada”, diz ao NeoFeed Mark Perkins, chef executivo de confeitaria do Rosewood London.
Entre os sanduíches finos, os doces e o “rei” do chá inglês, o scone (uma espécie de pãozinho para comer com geleia e creme), a novidade é um minibolo no formato de uma bola de árvore de Natal, batizado Midnight Sapphire. O quitute de maçã com especiarias, caramelo e creme de baunilha é coberto por um esmalte azul, em mais uma alusão à joia de Diana.
O anel foi criado em homenagem a outra peça, muito mais antiga, também da Garrard. No caso, o broche de safira azul cravado de diamantes, presente do príncipe Albert para a rainha Victoria, em 1841.
Em 1981, quando Diana foi fotografada usando a peça comprada pelo então príncipe Charles, por 47 mil libras, para anunciar seu noivado ao mundo, o anel se transformou em uma das joias mais famosas de todos os tempos.
E quando Kate ganhou a joia do Príncipe William, em 2010, também na ocasião de seu noivado, a demanda pelo “anel de princesa” voltou ainda mais forte. Surgiram réplicas com pedras azuis ao redor do globo, inclusive no Brasil, com vários tamanhos e preços.
Mais recentemente, as lojas voltaram a registrar um aumento na venda de safiras. O empurrãozinho aqui é atribuído ao seriado The Crown, da Netflix. Na quarta temporada da série, nas cenas do noivado, uma réplica da joia foi usada pela atriz Emma Corrin, no papel de Diana jovem,
O anel fez história nos anos 1980. A peça foi considerada um “escândalo”, pois, tradicionalmente, os anéis de noivado da realeza não traziam pedras coloridas; apenas diamantes. “Diana foi uma pioneira quando se tratava de moda, com um estilo muito próprio”, conta ao NeoFeed Sara Prentice, diretora de criação da Garrard, desde 2012.
“Ao chegar, tomei a decisão de que todas as novas coleções refletiriam a nossa herança, seja resgatando um design, um momento no tempo ou uma musa”, completa ela, lembrando que as opções são infinitas nos 300 anos de história da marca.
A referência é clara quando ela fala da musa da Garrard. “Foi a própria essência de Diana que também inspirou a coleção Blaze [lançada em 2022], que pega o clássico motivo cluster [agrupamento de várias pedras] e o inverte para um look inesperado e moderno”, diz a executiva, em referência à coleção mais divertida e colorida da marca.
“Já o icônico anel de noivado de Diana, que ela mesma escolheu do catálogo da Garrard, foi a inspiração por trás da nossa querida coleção 1735 [de 2020]”, lembra Sara.
Na época, a escolha de Diana foi criticada por alguns. Afinal, diziam, não se tratava de um modelo exclusivo, criado especialmente para a família real. Quem pudesse pagar pela joia levaria a peça para casa; o que certamente não incomodou a princesa. Hoje, o anel de noivado de Diana e de Kate está avaliado em 300 mil libras.