Dois meses após anunciar uma parceria com o grupo Raia Drogasil (RD), a Vitamine-se atraiu mais uma grande empresa. A startup de nutrição personalizada está lançando uma nova bebida com a Ambev.

O novo produto desenvolvimento pela Vitamine-se, fundada por Augusto Cruz Neto, é uma bebida pronta antiestresse. Batizada de Relax, a nova empreitada conta com o apoio da Ambev, que será responsável pela produção, envasamento e distribuição do produto desenvolvido.

A proposta de parceria entre as duas companhias partiu da própria Ambev. A Vitamine-se faz parte do programa Além, a plataforma de cocriação de novos negócios da fabricante de bebidas com startups. Em 2021, Cruz Neto havia recém-fundado a Vitamine-se quando recebeu um convite para participar do projeto.

A escolha por um produto antiestresse foi decidida com base nas pesquisas da Vitamine-se. A startup detém uma base de dados com cerca de 100 mil respostas de consumidores, obtidas por meio de um quiz no site da marca. O lançamento da Relax baseia-se numa demanda frequente dos clientes, diz Cruz Neto.

“O consumidor pediu, eu ouvi e eu vou atendê-lo. O que me realiza é esse o propósito da empresa”, diz o CEO da Vitamine-se, que assume ser obcecado pelo estudo do comportamento humano e utiliza a inteligência dos dados para decidir a estratégia do negócio.

A sintonia da startup com seus clientes foi decisiva para o convite da Ambev. Ao longo dos últimos dois anos, o empreendedor tinha encontro marcado com as lideranças do programa nas manhãs de sexta-feira.

"Foi um processo longo, com muitas idas e vindas”, lembra Cruz Neto. Das tendências de mercado aos ingredientes da Relax, tudo foi discutido e planejado em conjunto com a Ambev.

Sintonia com o consumidor

Dos cinco sabores testados nesta primeira fase, por exemplo, dois chegam ao mercado. O preferido da “comunidade Vitamine-se” foi o de maracujá, capim limão e camomila, seguido pelo de maçã. “Os produtos obtiveram 92% de satisfação e 94% de intenção de compra”, diz o empresário.

relax vitamine-se bebida
A bebida Relax

Com preço sugerido de R$ 10,90 a latinha, o produto está disponível no site da startup e nas 35 unidades de bem-estar da rede de farmácias Raia Drogasil, na Grande São Paulo. A bebida marca ainda a estreia da Vitamine-se na vertical alimentar. A Relax está à venda em uma centena de supermercados premium, também na região metropolitana da capital paulista, como  o Santa Luzia, o Santa Maria, o Empório São Paulo e o St. Marche. O primeiro lote da bebida terá 20 mil unidades.

Nos últimos dois anos, Cruz Neto investiu cerca de meio milhão de reais no novo produto. Nos próximos seis meses, ele espera obter um faturamento médio de R$ 100 mil mensais. Por volta de outubro, a Ambev começa gradativamente a vender a Relax.

“A companhia terá uma participação no que nós vendermos no nosso ecossistema e nós teremos uma participação no que a Ambev vender”, diz o CEO da startup, sem revelar a divisão desse acordo.

Antítese dos energéticos

Com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bebida, de baixa caloria e ingredientes naturais, tem em sua fórmula três ativos principais: triptofano, aminoácido associado ao relaxamento e bom humor; magnésio, mineral responsável pelo relaxamento muscular; e melatonina, conhecido como o hormônio do sono.

Antítese dos energéticos, a Relax é para aqueles momentos em que a pessoa está muito acelerada, mas ainda não está na hora de dormir. “É para baixar a bola”, define Cruz Neto.

No mesmo dia do lançamento da Relax, Cruz Neto anunciou a abertura de uma rodada de investimentos de série A. “Atualmente, a demanda é maior do que a nossa capacidade de produção”, afirma o economista. “Eu quero e vou crescer, mas de forma sustentável. Não posso comprometer a qualidade dos produtos.”

Com apenas dois anos de existência, a Vitamine-se já fez em 2023, o resultado obtido em 2022. O último faturamento anual foi de R$ 3 milhões e a meta é fechar o ano em R$ 20 milhões. A empresa já levantou R$ 8 milhões, em investimentos seed.

Os aportes foram liderados por Cruz Neto e fechada com o fundo Green Rock, a Monte Bravo e Luiz Fernando Figueiredo, chairman da Jive Investments e ex-diretor do Banco Central, entre outros investidores. Com 33 produtos no portfólio, a expectativa é a de que a Vitamine-se alcance o break even já no último trimestre.

Por causa da pandemia da Covid-19, o setor de vitaminas e suplementos alimentares cresce no mundo todo. Em 2013, a previsão é de que movimente globalmente US$ 98,6 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta de 7,6%, segundo a consultoria Allied Market Research.