O esporte ao vivo deve ser o novo Santo Graal das empresas de streaming para atrair assinantes. A Amazon parece que entendeu que isso será fundamental e está trabalhando em um aplicativo independente de conteúdo esportivo.

A informação é do site The Information, citando fontes com conhecimento do plano da CEO da Amazon, Andy Jassy. O executivo está dobrando suas apostas em streaming e destacou, recentemente, que seguirá gastando dinheiro para compra de direitos de jogos ao vivo, mesmo que tenha de intensificar os cortes de custos em outras áreas.

Hoje, a Amazon transmite diversos eventos esportivos ao vivo. Mas eles estão incluídos na assinatura padrão do Prime, o serviço da companhia fundada por Jeff Bezos, que inclui de vídeos a música até entregas gratuitas.

A Amazon tem os direitos exclusivos dos jogos do Thursday Night Football, da NFL (a liga de futebol americano), bem como de algumas partidas de futebol da Premier League, no Reino Unido, e de jogos de beisebol dos Yankees, time da região de Nova York.

Recentemente, lançou também diversos talk shows esportivos nos EUA, uma programação em novembro que produziu 60 horas de conteúdo por semana.

No Brasil, a varejista online vai transmitir alguns jogos do campeonato paulista de futebol, já fez jogos da Copa do Brasil e tem uma parceria com o canal Premiere, do grupo Globo, que passa as partidas do campeonato brasileiro. Procurada, a Amazon se recusou a comentar.

Não está clara ainda a estratégia da Amazon. Caso prossiga com o projeto, a empresa não definiu se cobrará um adicional para os assinantes,, diante dos altos custos pagos para adquirir direitos de transmissão. O Thursday Night Football, por exemplo, custa US$ 1 bilhão por ano durante 10 anos.

Além disso, a companhia enfrentaria forte concorrência. A Apple fechou um acordo em março para transmitir exclusivamente alguns jogos da MLB, a liga de baseball americana. A companhia liderada por Tim Cook está também pagando US$ 250 milhões por ano durante a próxima década pelos direitos dos jogos da Major League Soccer, de acordo com o The Wall Street Journal.

O Google, por sua vez, fechou um acordo com a NFL no início de dezembro que dará ao YouTube direitos exclusivos para transmitir os jogos do Sunday Ticket. A empresa pagará à NFL entre US$ 2,1 bilhões e US$ 2,2 bilhões anualmente pelos próximos sete anos, de acordo com uma pessoa com conhecimento do acordo.

Mas o CEO Jassy parece que está determinado a investir pesado em streaming. Na conferência DealBook, no mês passado, ele sinalizou seu compromisso com a visão do antecessor Jeff Bezos de transformar o vídeo em um pilar fundamental da Amazon para impulsionar os negócios de varejo.

Mas ele também indicou a oportunidade de construir um negócio de vídeo autônomo. “O esporte é um ativo único. Se você olhar todos os anos os programas mais assistidos, o esporte costuma ocupar 75% dessas vagas”, disse Jassy. “E você sabe, eles geram engajamento ao vivo e geram assinaturas Prime.”