Um dos pontos ressaltados com recorrência nos balanços da BRF, o mercado halal está no centro de um novo movimento divulgado nesta segunda-feira, 24 de outubro, pela companhia brasileira, dona das marcas Sadia e Perdigão.

A BRF anunciou nesta manhã um acordo com a Halal Products Development Company, uma subsidiária do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita, para a constituição de uma joint venture com foco no desenvolvimento da indústria Halal na Arábia Saudita.

Nos termos do acordo celebrado por meio da BRF GmbH, sua subsidiária, e que ainda depende de aprovações regulatórias, a BRF terá uma fatia de até 70% na nova operação, enquanto a Halal Products responderá pelos 30% restantes.

A joint venture contará com um investimento combinado de US$ 500 milhões, dos quais, US$ 125 milhões serão aplicados pela BRF, por meio de sua subsidiária, e pela Halal Products. A cifra restante será definida a partir de um plano de investimento a ser estabelecido pelas duas partes.

Segundo o comunicado, a joint venture atuará na cadeia completa de produção de frangos na Arábia Saudita e promoverá a venda de produtos frescos, congelados e processados. A operação prevê ainda a criação de uma sede para Negócios Halal, um Centro de Inovação de Alimentos Halal e um Centro de Excelência na Arábia Saudita.

Entre os meses de abril a junho de 2022, a divisão de distribuição halal da BRF reportou uma receita operacional líquida de R$ 2,6 bilhões, alta de 27,9% sobre igual período, em 2021. A operação em questão apurou um Ebitda ajustado de R$ 595 milhões, o que representou um crescimento na base anual de 114,4%.

Durante o segundo trimestre, um dos investimentos feitos na divisão foi a inauguração de uma fábrica em Damman, na Arábia Saudita, com o objetivo de ampliar a oferta de itens de valor agregado no país. Outra iniciativa foi a retomada, já em agosto, das exportações de produtos processados a partir da unidade de Kizad, nos Emirados Árabes, para a Arábia Saudita.

No segundo trimestre, a BRF reportou um prejuízo líquido de R$ 559,1 milhões, contra R$ 244,1 milhões um ano antes. No período, a receita líquida da companhia cresceu 11,2%, para R$ 12,9 bilhões. As ações da empresa, que está avaliada em R$ 16,1 bilhões, acumulam uma desvalorização de 33,6% em 2022.