Após receber um aporte de R$ 130 milhões da gestora de private equity Concept Investimentos, em agosto de 2022, a e-Auditoria partiu para a primeira aquisição em quase 15 anos de história.
A plataforma de auditoria digital e compliance fiscal fechou um acordo pelo controle da empresa de inteligência tributária IMendes, num primeiro passo para crescer em um mercado com alta demanda no País: soluções tecnológicas para lidar com a complexidade.
“Quando a gente junta as informações que a IMendes tem com as ferramentas de automação de auditoria que desenvolvemos, a plataforma ganha muita força para oferecer respostas mais assertivas, dentro de uma única solução”, afirma Frederico Amaral, CEO da e-Auditoria, ao NeoFeed.
Os detalhes da operação não foram revelados, mas envolve a compra do controle da IMendes, fundada em 2008 pelo cientista de computação e empresário Izac Mendes, em Ribeirão Preto (SP).
As companhias seguem operacionalmente separadas, com Mendes permanecendo como CEO da IMendes, que agora faz parte do mesmo grupo societário da e-Auditoria, liderado pela Concept. O acordo prevê ainda a possibilidade de aquisição do restante da IMendes mais adiante.
As conversas entre as empresas começaram em 2022, provocadas pela Concept pelo lado da e-Auditoria e pela boutique de M&A Fortezza Partners para a IMendes, embora Amaral e Mendes já se conhecessem há mais de uma década.
A chegada da IMendes visa robustecer a plataforma de software as a service (SaaS) da e-Auditoria, voltada à identificação de inconsistências em declarações fiscais, contábeis e trabalhistas das empresas. A IMendes desenvolve softwares para automação fiscal e contábil, possuindo uma base de dados com as classificações fiscais de mais de 40 milhões de produtos e as respectivas regras tributárias.
Sob o mesmo grupo societário e atuando de forma próxima, as empresas atenderão cerca de 250 mil companhias, com Amaral estimando que as soluções combinadas da e-Auditoria e IMendes devem gerar uma economia de cerca de R$ 2 bilhões em recolhimentos tributários indevidos.
Ele diz ainda que a aquisição também abre caminho para a e-Auditoria atender software houses, público que a IMendes já atende, fornecendo sua base de dados como insumos para programas utilizados por empresas na parte da contabilidade.
A chegada da IMendes também dá impulso ao desenvolvimento de novos produtos. Uma das soluções é um revisor fiscal, que pega movimentos feitos pelas empresas nos últimos cinco anos e cruza com a base de dados da IMendes, com o objetivo de verificar se a tributação foi corretamente aplicada.
Amaral vê um mercado potencial imenso, com forte demanda por inteligência tributária. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil possui mais de 529 mil profissionais de contabilidade com registro ativo no Brasil, além de cerca de 1,5 milhão de advogados, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e praticamente todas as empresas no País.
Além do tamanho do mercado, Amaral conta também com a manutenção do “manicômio” tributário. Mesmo que a Reforma Tributária tenha vindo para simplificar, ele entende que o sistema tributário brasileiro ainda está longe de ser compreensível e fácil de navegar para as empresas, considerando que muitas regras que nasceram simples foram ficando complexas.
Esta complexidade, junto com a ânsia arrecadatória dos governos, acaba gerando muitas perdas para as companhias. Um levantamento da e-Auditoria constatou que, entre 2021 e 2023, 52 mil empresas pagaram mais de R$ 5 bilhões em impostos indevidos. A média é de quase R$ 105 mil por empresa. No mesmo período, o estudo registrou quase 58 milhões de atualizações tributárias em seus sistemas – quase 2 milhões por mês.
A chegada da IMendes também aumenta o tamanho da e-Auditoria, que apresenta uma receita anual de R$ 35 milhões e que vem num ritmo de crescimento de 40% ao ano desde 2019, segundo Amaral. Agora, o grupo passa a ter um faturamento de cerca de R$ 50 milhões e tem como meta dobrar nos próximos dois anos.
Para manter este ritmo, novas aquisições estão no radar. Com os recursos da Concept, que já investiu na rede de empanadas La Guapa, da chef Paola Carosella e de Benny Goldenberg, e na empresa de tratamento capilar Forever Liss, a e-Auditoria busca companhias que possuam ferramentas complementares.
A busca é por companhias que tenham desenvolvido desde ferramentas de automação, de análise ou até base de dados técnicos. “Todo esse tipo de empresa está na nossa mira”, diz Amaral. “Não é um processo rápido (de análise de M&As), mas ele tende a engrenar.”