Elon Musk tem um novo negócio no mercado. Na quarta-feira, 12 de julho, o empresário sul-africano anunciou que estava tirando do papel os planos para a criação da xAI, uma startup focava no desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial.
Dono do Twitter e fundador de empresas como Tesla e SpaceX, Musk deu detalhes de seu novo empreendimento durante participação em um painel de entrevistas do Twitter. De acordo com o empresário, o novo negócio surgiu a partir de uma filosofia de que “se você não pode vencê-los, junte-se a eles”.
A xAI está sendo criada para desenvolver a inteligência artificial “de uma maneira boa”. Isso inclui treinar os algoritmos para que eles sejam curiosos e que trabalhem com informações verdadeiras. “Acho que uma IA extremamente curiosa, que está apenas tentando entender o universo, será pró-humanidade”, disse Musk
De acordo com Musk, esse é um método preferível do que tentar “programar explicitamente a moralidade de uma inteligência artificial”. O problema em fazer isso, segundo Musk, é que é preciso julgar a moralidade que está sendo programada no sistema em vez de deixar que a tecnologia desenvolva isso por conta própria.
Os potenciais riscos da inteligência artificial já estão acendendo uma luz de alerta em órgãos reguladores. Na quinta-feira, 13, por exemplo, a Federal Trade Comission (FTC) passou a investigar oficialmente a OpenAI a respeito de possíveis danos que a inteligência artificial tem causado às pessoas com a criação de informações falsas, conforme reportado pelo Financial Times.
O lançamento da xAI acontece três meses após o bilionário assinar uma carta solicitando que houvesse uma pausa nos treinamentos de sistemas que utilizam este tipo de tecnologia. Musk, vale lembrar, é um dos fundadores da Open AI, a companhia por trás do ChatGPT. Ele não tem mais participação no negócio.
Por ora, ainda não há muitos detalhes da operação. No site oficial da companhia, há apenas uma menção de que "o objetivo da xAI é compreender a verdadeira natureza do universo".
Em entrevista meses atrás, Musk afirmou a Fox News que estudava a criação de uma terceira via na briga entre as ferramentas de IA usadas ou investidas por Google (Bard) e da Microsoft (ChatGPT). Essa alternativa pode ser justamente a xAI.
Musk não é o único que está de olho neste mercado. Seu provável rival nos ringues, Mark Zuckerberg, também parece se aproximar deste mercado. A Meta está planejando entrar neste mercado com uma ferramenta que permita que startups e negócios possam construir softwares a partir do uso da IA. Por ora, os planos ainda são mantidos em sigilo.