Tom Brady está se aventurando em outros gramados. O americano que se tornou uma lenda do futebol americano ao vencer sete vezes o Super Bowl anunciou nesta quinta-feira, 3 de agosto, que se tornou um dos proprietários do Birmingham City, clube de futebol (o tradicional) que atualmente disputa a segunda divisão na Inglaterra.

Brady se tornou um dos sócios da Knighthead Capital Management. O grupo americano de investimentos, que tem cerca de US$ 10 bilhões em ativos sob gestão, passou a integrar o quadro de acionistas do clube após adquirir uma fatia de 45,6% da operação no fim do primeiro semestre.

Fundado em 1875 e um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, o Birmingham City vem fazendo temporadas modestas nos últimos anos. O time está fora da Premier League, a primeira divisão, desde 2011, quando foi rebaixado. Naquela mesma temporada, o time ganhou seu último título relevante, a Copa da Liga.

Em sua nova posição, o ex-atleta de 45 anos atuará como presidente do Conselho Consultivo do Birmingham. “Você pode estar se perguntando o que eu sei sobre futebol inglês. Bom, vamos dizer que eu tenho muito o que aprender”, disse Brady em seu Instagram. “Mas eu sei algumas coisas sobre vencer.”

Em um paralelo, a ida de Brady para o futebol inglês lembra o enredo do seriado Ted Lasso, exibido na plataforma de streaming Apple TV. Na produção, um vitorioso treinador de futebol americano é contratado para treinar um clube da segunda divisão do futebol inglês.

Em nota, o Birmingham City informou que “como presidente do Conselho Consultivo, Brady aplicará sua extensa experiência e especialização em liderança em vários componentes do clube, inclusive trabalhando ao lado do departamento de ciências esportivas para aconselhar sobre sistemas e programas de saúde, nutrição, bem-estar e recuperação”.

O clube ainda disse que o ex-jogador irá trabalhar em “estreita colaboração com o Conselho e a equipe administrativa nos esforços de marketing global e na identificação de novas oportunidades de parceria comercial para o clube”.

Em relação aos esforços de marketing, vale destacar que Brady é um dos fundadores da startup de mídia Religion of Sports – que é investida pela gestora brasileira OutField. A companhia já lançou produções como a série "Man In The Area", sobre a história do próprio Brady e o documentário "Kobe Bryant's Muse", que traz detalhes sobre a vida do ex-jogador de basquete, que foi vítima de um acidente aéreo em 2020.

Brady pode ser o primeiro ex-jogador de futebol americano a se aventurar nos gramados ingleses, mas não é a primeira celebridade a apostar no futebol do país. Em 2021, os atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney investiram £ 2 milhões na aquisição do Wrexham, então na quinta divisão inglesa.