A Arezzo está perto de anunciar a fusão com o Grupo Soma, apurou o NeoFeed com fontes próximas ao negócio.

Faltam apenas detalhes para que a operação, que será 100% via troca de ações, seja divulgada oficialmente. O negócio estava praticamente fechado no sábado, 27 de janeiro, mas ocorreram algumas divergências. Agora, as conversas foram retomadas.

A transação está sendo tratada diretamente entre Alexandre Birman, o CEO da Arezzo, e Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma, que é dono das marcas como Animale, Farm, Hering, NV, Maria Filó, Fábula, Dzarm, entre outras.

Os acionistas institucionais das duas empresas, no entanto, não estão felizes com o acordo e não foram consultados sobre os termos do negócio, disse uma fonte ao NeoFeed. Outra fonte afirmou que o negócio está sofrendo mais resistência no conselho de administração do Soma. Pelo acordo, Arezzo ficaria com 56% da nova companhia e a Soma com 44%.

Depois da publicação do NeoFeed, Jatahy, que estava em São Paulo, pegou um voo para o Rio de Janeiro para acelerar as conversas. Se a transação for concretizada, Birman será o CEO da holding. Apesar de ser anunciado como uma fusão, uma fonte disse ao NeoFeed que se trata de uma incorporação do Grupo Soma pela Arezzo

As especulações de que a Arezzo teria interesse no Grupo Soma acontecem desde 2021, quando Birman começou a se movimentar para fazer o negócio.

Na época, no entanto, o Grupo Soma valia mais do que a Arezzo, o que tornava a operação difícil de acontecer. Isso se inverteu agora. Atualmente, a Arezzo vale R$ 6,5 bilhões e o Grupo Soma, R$ 5,5 bilhões. A Arezzo já comprou Reserva e Baw.

No grupo Soma, os controladores têm 36,31%, em um acordo de acionistas entre os fundadores das marcas, mas a maior posição individual é da família Jatahy. São sócios também do Grupo Soma o Opportunity e o BlackRock, com 6,51% e 5,33%, respectivamente.

Na Arezzo, os controladores são Anderson e Alexandre Birman, com uma fatia de 39,5%.

O NeoFeed procurou a Arezzo, que não retornou os contatos.

Às 15h44, após a publicação desta reportagem, a Arezzo publicou fato relevante confirmando que "a companhia está em entendimentos com o Grupo Soma em que ambos avaliam uma possível associação que poderá envolver a unificação das bases acionárias em uma única companhia com governança compartilhada", assina Rafael Sachete da Silva, CFO e diretor de Relações com Investidores do Grupo.

Oito minutos mais tarde, o Grupo Soma também publicou um fato relevante, assinado por Gabriel Silva Lobo Leite, CFO e diretor de RI, confirmando "que há conversas em andamento com a Arezzo&Co e seus acionistas de referência a respeito de possível associação mediante a junção de suas operações e bases acionárias, envolvendo as ações das respectivas companhias e a governança compartilhada do negócio combinado".

Os dois fatos relevantes afirmam que não há nenhum documento vinculante, mas que a união das empresas prevê que Roberto Jatahy continuará à frente do comando das marcas sob gestão do Grupo Soma e Alexandre Birman comandará a holding.