O grupo Four Seasons, uma das marcas hoteleiras mais luxuosas do mundo, se prepara para entrar novamente no mercado brasileiro – só que agora com um parceiro que entende como poucos do mercado de alta renda. O NeoFeed apurou que o grupo Iguatemi está negociações avançadas para trazer a renomada grife da hotelaria em parceria com o grupo paranaense Catuaí.

Inicialmente, o plano é abrir dois hotéis. O primeiro será inaugurado na rua Jerônimo da Veiga, no bairro do Itaim, em São Paulo, bem próximo da avenida Faria Lima. O segundo será aberto onde hoje funciona o Hotel Marina, na avenida Delfim Moreira, no Leblon, no Rio de Janeiro. As obras para retrofit, inclusive, já estariam em andamento.

Essa é a segunda tentativa do Four Seasons de emplacar no mercado brasileiro. A primeira aconteceu, em 2018, quando a rede inaugurou um hotel na região do Morumbi, em São Paulo, pelas mãos do grupo pernambucano Cornélio Brennand, um dos maiores grupos empresariais da região Nordeste. A aventura, entretanto, foi encerrada em 2020.

Agora, a rede contará com um parceiro com fortes conexões com o público de alta renda. O Iguatemi foi o precursor em trazer marcas de luxo ao Brasil no varejo e hoje comanda as operações de grifes como Loewe, Birkenstock, Christian Louboutin, Goyard, Missoni, Polo Ralph Lauren, Vilebrequin, Comme des Garçons, Dominique, entre outras.

A base de clientes no plano de fidelidade One, por exemplo, é superior a 900 mil pessoas. E isso é usado para impulsionar as vendas dos shoppings da rede. Só nos três primeiros trimestres de 2025, o grupo movimentou R$ 17,3 bilhões em vendas totais num crescimento de 22,5% em relação ao ano passado.

O grupo Catuaí, parceiro do Iguatemi na empreitada hoteleira com o Four Seasons, é do Paraná e tem origem na produção de café, mas hoje atua em vários negócios: é dono de uma gestora focada no mercado imobiliário, de uma construtora e incorporadora de empreendimentos corporativos, de shoppings na região Sul e uma companhia que constrói residenciais e imóveis comerciais de alto padrão.

Além de trazer receita recorrente ao investir em um novo segmento, o grupo Iguatemi também se posiciona em uma disputa com a JHSF, que é dona da marca Fasano e conta com hotéis no Brasil e no exterior. Se antes a concorrência estava restrita aos centros comerciais, agora ela passará a ser na hotelaria.

Procurado pelo NeoFeed, o grupo Iguatemi não respondeu.