Renata Vichi está deixando a Kopenhagen. Dois anos após a aquisição do Grupo CRM pela Nestlé, ela decidiu encerrar seu ciclo na liderança da fabricante de chocolates.

O NeoFeed apurou que a Nestlé comunicou na manhã de quarta-feira, 1º de outubro, aos funcionários a decisão da CEO. Ela permanece no cargo até dezembro, quando passará o bastão para Fernando Vichi, atual diretor de operações do Grupo CRM.

A decisão de deixar a liderança da Kopenhagen partiu de Renata. Após a venda do negócio para a Nestlé em 2023 por mais de R$ 4 bilhões e cerca de 30 anos na empresa, ela quer usar a sua experiência em novos empreendimentos, pessoas próximas contaram ao NeoFeed. A decisão e o novo segmento de atuação ficam para 2026.

Renata entrou na empresa de chocolates controlada pelo seu pai, Celso Moraes, aos 16 anos. Em 2020, aos 38 anos e depois de passar por diferentes departamentos e cargos na companhia, ela assumiu a cadeira de CEO.

Ao longo de sua trajetória no grupo CRM, ela foi a responsável por criar a marca Brasil Cacau – uma maneira de competir em um segmento mais popular de venda de chocolates – e a rede de cafeterias Kop Koffee.

Além disso, Renata capturou a tendência do bem-estar e lançou a linha Soul Good em 2019, com o conceito de uso de ingredientes naturais e sem adição de açúcar.

Logo após assumir como CEO do grupo, ela foi a responsável pela negociação com o grupo Advent, quando comprou uma participação majoritária por valor não divulgado na época.

A parceria com o fundo de private equity fez o grupo CRM dobrar de tamanho e ajudou a profissionalizar a governança corporativa de uma empresa familiar.

Ao buscar uma saída para seu investimento, a Advent colocou Renata na linha de frente para a escolha do novo sócio. A decisão era uma demonstração da afinidade entre eles e o respeito pelo desejo da CEO permanecer à frente da empresa de chocolates.

A escolha da Nestlé, segundo Renata, aconteceu após a gigante suíça entender os processos, visitar franqueados e permitir que o negócio continuasse de forma independente à estrutura da matriz.

Seis meses após a assinatura do deal, a multinacional suíça foi autorizada pelo Cade a assumir a fabricante brasileira de chocolates finos. Entre março e abril de 2024, Renata começou o processo de integração das estruturas.

No ano passado, o faturamento da dona das marcas de chocolate Kopenhagen e Brasil Cacau e da rede de cafeterias Kop Koffee foi de R$ 1,7 bilhão. Ao todo, são 1,3 mil lojas.