Em meio ao processo de segregação da Éxito, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai dando sequência também a outra parte de seu plano de transformação estratégica: o maior foco nas chamadas lojas de proximidade, formato similar aos mercados de bairro.
A companhia anunciou que vai acelerar a abertura de lojas de proximidade, como o Minuto Pão de Açúcar. Até 2024, o GPA pretende inaugurar 250 unidades neste formato pelo País. Na divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2021, a empresa informou uma previsão de abrir 100 lojas do tipo no mesmo período. Até o final deste ano, a empresa prevê inaugurar 45 lojas de proximidade.
Considerando a projeção de abrir 50 lojas no formato de supermercados, que possuem uma metragem maior, o GPA pretende inaugurar um total de 300 lojas nos próximos dois anos, 100 unidades a mais do que anteriormente planejado. A companhia fechou o segundo trimestre com um total de 694 lojas.
Segundo o GPA, o foco no formato de proximidade se deve ao fato de ele permitir aumentar os pontos de venda nas cidades em que possui presença e por requerer menos investimentos para ser colocado de pé, gerando retorno “mais rápido e efetivo”.
O anúncio marca mais um passo no plano de simplificação da estrutura do GPA. Na segunda-feira, dia 5 de setembro, ele anunciou a segregação da operação colombiana Éxito, distribuindo cerca de 83% das ações que detém na empresa aos seus acionistas. O formato foi o mesmo utilizado na cisão do Assaí, em março de 2021.
O GPA vem gradualmente abandonando o formato de grandes lojas, uma área deficitária, apostando em unidades menores e também nas vendas pela internet. A intenção ficou clara em outubro do ano passado, quando fechou um acordo com a Assaí para a conversão de 71 lojas da bandeira de hipermercados Extra Hiper em unidades do Assaí. As primeiras conversões foram feitas no começo do mês.
Quando o acordo da conversão foi anunciado, o então CEO do GPA Jorge Faiçal afirmou que a transação representava “uma oportunidade única de intensificar o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia por meio dos segmentos premium e de proximidade, notadamente com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra”.
No balanço do segundo trimestre, o GPA destacou que essa mudança de foco já está produzindo resultados. No chamado Novo GPA, as vendas totais somaram R$ 4 bilhões, alta de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado, montante que exclui as operações de postos de gasolina.
O segmento de proximidade viu um aumento de 13,6% nas vendas “mesmas lojas”, que consideram o desempenho apurado em unidades em funcionamento há um ano, no segundo trimestre.
As ações do GPA fecharam o pregão de terça-feira com queda de 4,09%, a R$ 22,73. No ano, elas acumulam alta de 4,60%, levando o valor de mercado da companhia para R$ 6,1 bilhões.