A Fictor Holding Financeira anunciou a aquisição do Banco Master na tarde de segunda-feira, 17 de novembro. A compra foi feita em conjunto com um consórcio de investidores dos Emirados Árabes Unidos que soma mais de US$ 100 bilhões em ativos sob gestão. O valor da transação não foi revelado.
A proposta pelo Master envolve a compra de todas as ações de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
A operação, segundo comunicado da Fictor, inclui um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforçar a estrutura de capital do Master. A conclusão do negócio ainda depende do aval do Banco Central e do Cade.
O anúncio acontece após o impasse envolvendo o BRB, que havia avançado nas negociações para adquirir o Master, mas teve o processo interrompido pelo Banco Central em setembro, mesmo depois de o Cade já ter aprovado a operação.
No pleito submetido ao Banco Central, a Fictor prevê mudanças na governança do Master, incluindo alterações na diretoria estatutária, a formação de um novo conselho e a mudança da denominação social da instituição, que passará a se chamar Banco Fictor.
O consórcio informou que, após a aprovação regulatória, elegerá um novo CEO.
A transação não abrange o Willbank nem o Banco Master de Investimentos, que continuam em processo de negociação com outros grupos.
O Grupo Fictor reúne investimentos em setores como financeiro, infraestrutura e alimentos, com presença no Brasil, Estados Unidos e Europa.
A holding afirma ter mais de 6 mil colaboradores e um portfólio superior a 30 empresas. No setor financeiro, o grupo já atuava por meio da gestora de recursos Fictor Asset e da Fictor Pay, operação focada em meios de pagamento.