A Localiza & Co, grupo resultante da fusão da Localiza com a Unidas, vai fazer a sua primeira incursão fora do Brasil e está se preparando para desembarcar no México. Esse é o primeiro movimento após a união das duas marcas, aprovada com restrições em setembro de 2021, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Não é uma globalização, são mercados específicos para replicar nossa história no Brasil”, disse Bruno Lasansky, CEO da Localiza & Co, em conferência com analistas nesta quarta-feira, 15 de março. “Escolhemos o México como nosso mercado alvo principal e estamos esquentando os motores já há algum tempo.”

Como parte desse processo, Lasansky observou que o grupo já nomeou um executivo com 20 anos de experiência no setor e naquele mercado para comandar essa estrutura, que integra o que a companhia classifica como negócios adjacentes à sua operação principal.

“O México é um país bastante relevante em termos de tamanho, com mais de 100 milhões de habitantes e 45 milhões de turistas”, ressaltou. “Ao mesmo tempo, vemos uma oferta extremamente pulverizada por lá com um nível de satisfação bastante baixo e players com pouco acesso a capital.”

Nesse sentido, o CEO da Localiza destacou que o foco será validar a tese no país em ciclos trimestrais, como base para definir a alocação de capital em função da tração que empresa conquistar nesses intervalos.

“Temos uma escala relevante que nos permite começar com o pé direito”, afirmou. “Não só pelo conhecimento do negócio, mas também, alavancando nossas próprias relações com as montadoras no Brasil, o que nos dá uma perspectiva de compra com algumas vantagens interessantes.”

Lasansky destacou ainda as outras duas iniciativas que compõem essas novas avenidas de crescimento: o aluguel na categoria de pesados e o serviço Localiza+, que traz ofertas para quem tem carro próprio, como revisão e manutenção, e já conta com mais de 15 mil clientes.

“Estamos fazendo investimentos bem seletivos em negócios adjacentes”, disse. “Mas, primeiro, fizemos uma reavaliação do portfólio e encerramos as iniciativas de compra e venda de carros usados – Acelero Wills. Isso libera capital, foco e tempo sênior para alocarmos nessas outras três frentes.”

Resultado

A Localiza & Co apurou um lucro líquido ajustado de R$ 647,7 milhões no quarto trimestre de 2022, um desempenho 12,5% inferior ao divulgado em igual período, um ano antes. No ano consolidado, a queda foi de 10,4%, para R$ 2,7 bilhões.

A receita líquida cresceu 40,3% no trimestre, para R$ 5,8 bilhões, e 24,8%, para R$ 21,5 bilhões. Na divisão de aluguel de carros, o salto em 2022 foi de 28,2%, para R$ 7,4 bilhões. Em gestão de frotas, a receita ficou em R$ 4,4 bilhões, alta de 48%, e, em seminovos, em R$ 9,7 bilhões, expansão de 14,1%.

Entre outubro e dezembro, a operação reportou um Ebitda ajustado de R$ 2,1 bilhões, o que representou uma evolução de 30,8% sobre o mesmo trimestre de 2021. Já a margem Ebitda ajustada saiu de 63,4%, há um ano, para 67,6% no trimestre.

A empresa encerrou 2022 com uma receita líquida de 26,1 bilhões, alta de 41,5%, atribuída, especialmente, ao crescimento da frota. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida/Ebitda ficou em 3,2 vezes, contra 1,9 vezes há um ano.

As ações da Localiza estavam sendo negociadas com alta de 0,8% na B3, por volta das 14h43. No ano, os papéis da companhia, que está avaliada em R$ 51,7 bilhões, registram uma ligeira desvalorização de 0,4%.