O Fleury é conhecido como uma empresa de medicina diagnóstica, mas, aos poucos, está se transformando em uma empresa com tentáculos espalhados em outros segmentos da saúde. “A gente viu que poderíamos ampliar essa atuação na jornada de cuidado do paciente”, diz Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury, ao programa É Negócio, uma parceria NeoFeed e CNN Brasil.

Primeiro, a empresa passou a olhar as especialidades que têm a ver com a situação atual de envelhecimento da população. Entre elas, clínicas oftalmológicas, clínicas ortopédicas e cirurgias de menor complexidade. Mas não deve parar por aí. Indagada sobre a cobrança do mercado financeiro para comprar hospitais a exemplo de Dasa, dona do Delboni Auriemo, Jeane diz que “o grupo tem um processo de ampliar as avenidas de crescimento”.

“O Fleury tem a ambição de ser um dos grandes líderes de saúde no Brasil”, diz Jeane. Não é um plano para esse momento. Afinal, o grupo está ainda digerindo a incorporação e aprimorando as sinergias da incorporação do grupo Hermes Pardini, em um negócio de R$ 2,5 bilhões. “São duas empresas que são referência em medicina diagnóstica e têm complementaridade regional de negócios muito grande”, afirma Jeane.

Hoje, o grupo está presente em 13 estados do Brasil e estuda entrar em outros estados brasileiros com crescimento orgânico e inorgânico. “De 2016 para cá, fizemos um total de 16 aquisições e elas trazem novas marcas de medicina diagnóstica”, afirma Jeane. “Avaliamos um pipeline de empresas target”, afirma a executiva.

Independentemente disso, o grupo já atende 7 mil laboratórios em mais de 2,2 mil cidades do País por meio da operação lab to lab. “Temos a estimativa de R$ 220 milhões de ebitda incremental por ano com as sinergias do negócio”, diz Jeane.

Jeane fala também sobre a sua transição de carreira, de médica cardiologista para gestora como CEO de uma empresa com quase 100 anos, que tem mais de 23 mil funcionários dos quais 4 mil médicos.

“O propósito de cuidar das pessoas é o que sempre me motivou, como médica e como gestora”, diz Tsutsui. “O Fleury é uma empresa referência em medicina diagnóstica mas que, cada vez mais, amplia seu leque estratégico para um olhar de cuidado estratégico da saúde.”

Assista ao programa É Negócio: