Fruto da fusão entre a Aliansce Sonae e a BRMalls, a Allos dedicou parte dos seus esforços de integração, em 2023, aos desinvestimentos em participações em shopping centers do extenso portfólio formado a partir da combinação das duas operações.

Com o calendário próximo da virada para 2024, o grupo encontrou espaço para um último pacote dentro dessa agenda. Na terça-feira, 26 de dezembro, a companhia anunciou a venda de fatias totais ou parciais em seis empreendimentos, com um valor total de R$ 442,8 milhões.

Segundo a Allos, o montante em questão corresponde ao cap rate (taxa de capitalização) médio de 8,5%, levando-se em conta o lucro operacional líquido estimado dos ativos envolvidos nas transações para o ano de 2023.

Os acordos envolvem o desinvestimento total de sua participação de 15% no São Luís Shopping (MA), além de vendas parciais nos seguintes empreendimentos: Carioca Shopping (RJ), 10%; Villagio Caxias (RS), 10%; Plaza Sul (SP), 5%; Estação Curitiba (PR), 30%; e Bangu Shopping (RJ), até 10%.

Da soma total, R$ 67 milhões devem ser recebidos, em dinheiro, até 27 de dezembro. Outros R$ 308,8 milhões serão recebidos até 15 dias após a superação de certas condições precedentes. O prazo para os R$ 67 milhões restantes é de até seis meses, com o valor corrigido pelo CDI.

A estratégia de desinvestimentos da Allos ganhou força, em particular, no segundo semestre deste ano. Em outubro, em entrevista ao NeoFeed, Rafael Sales, CEO do grupo, ressaltou que essa revisão do portfólio tem como racional dar preferência a shoppings que são dominantes em suas regiões.

“Tem alguns shoppings que não têm potencial de serem muito relevantes nas cidades ou o mercado em que estão é pequeno”, afirmou o executivo. “Temos algumas negociações que podem ser concluídas ainda neste ano ou ficar para o ano que vem.”

Até o segundo trimestre de 2023, de 62 unidades, a Allos passara a deter participação integral ou parcial em 53 unidades. Já em outubro, o grupo firmou um acordo para a venda de 100% da sua fatia no Shopping Jardim Sul, em São Paulo, e de uma parcela de 43% no Boulevard Shopping Bauru, no interior do estado. As duas operações somaram R$ 444,4 milhões.

No mesmo mês, a empresa anunciou outras transações envolvendo o Boulervard Shopping Campos (RJ), o Santana Parque Shopping (SP), Plaza Sul (SP) e o Shopping Estação (MG), além de um novo acordo relacionado a esse último empreendimento e ao Boulevard Shopping Bauru.

As ações da Allos encerraram o pregão da última sexta-feira, 22, cotadas a R$ 26,40, um recuo de 0,75%. No ano, os papéis acumulam uma valorização de 59,6%. O grupo está avaliado e m R$ 14, 9 bilhões.