Em um contraponto aos investidores com perfil de longo prazo, os chamados “buy and holders”, os traders, não raro, são alvo de comentários e avaliações pouco elogiosas. Nessa direção, não faltam dados para ilustrar e ressaltar as perdas elevadas registradas por quem escolhe seguir esse caminho.
Entretanto, o ano de 2022 trouxe uma “redenção” e uma espécie de “vingança” para os traders. Ao menos nos Estados Unidos. É o que mostra um levantamento da empresa americana de análises do mercado financeiro S3 Partners.
Segundo a companhia, os investidores que negociaram ações nos Estados Unidos em operações de venda a descoberto, os famosos shorts, registraram US$ 300 bilhões em lucros de marcação a mercado, com juros médios a descoberto de US$ 973 bilhões.
Em relatório destacado pela rede americana CNBC, Ihor Dusaniwsky, diretor de análises preditivas da S3 Partners, destacou que esses investidores tiveram um retorno de 30,8% no ano. Para efeito de comparação, os índices Dow Jones Industrial Average, S&P 500 e Nasdaq Composite recuaram, respectivamente, 8,8%; 19,4%; e 33,1% em 2022.
Mesmo com esse desempenho, os short sellers seguem na lanterna quando se leva em conta o retorno médio obtidos nos últimos cinco anos. O índice desses investidores é de 4,4%, ante 6,8% do Dow Jones; 9,3% do S&P 500; e 12,5% do Nasdaq Composite.
Em uma análise mais minuciosa sobre as operações de venda a descoberto realizadas no mercado americano em 2022, Dusaniwsky ressaltou diferenças nos resultados obtidos, de acordo com os ativos e segmentos da economia.
Nesse universo, o destaque ficou com o setor de serviços de comunicação, cujas operações geraram um retorno sobre as posições vendidas a descoberto de 56,7%. Na outra ponta, o setor de energia teve o pior desempenho, com uma perda de 28% nas posições vendidas, de acordo com a S3 Partners.
Dusaniwsky frisa ainda que, nessa tese, se orientar pelo segmento da economia é “apenas metade da batalha”, dada a variedade de opções de ativos dentro de cada setor.
Em produtos básicos de consumo, por exemplo, ele citou a Beyond Meat, de produtos plant based, que teve um retorno de 128,2%, o maior na venda a descoberto. Já a Lamb Weston, de batatas fritas congeladas, foi menos “saborosa” e a menos rentável do setor, com uma perda de 43,9%.
No saldo geral, a Carvana, plataforma online de venda e financiamento de carros usados, teve o melhor desempenho das vendas a descoberto, com um ganho de 377,6%, sob o impulso da queda na demanda por veículos usados.
Já a Madrigal Pharmaceuticals foi a pior nesse contexto, com uma perda de 345,4%. Boa parte desse resultado se explica pelo fato de suas ações terem subido em dezembro de 2022, quando novos testes de drogas da companhia foram bem recebidos pelo mercado.