A Amazon surpreendeu o mercado nesta quinta-feira, 27 de abril, ao anunciar resultados trimestrais acima da expectativa.
Em seu balanço referente aos três primeiros meses de 2023, a companhia reportou lucro de US$ 3,2 bilhões contra prejuízo de US$ 3,8 bilhões um ano antes. A cifra é quase 50% maior do que a expectativa dos analistas de Wall Street. A receita aumentou 9% para US$ 127,4 bilhões.
Com os resultados, as ações da varejista americana fecharam o dia com alta de 4,6% e chegaram a subir quase 8% no after hours. Com isso, a empresa voltou a ser avaliada em US$ 1,12 trilhão, valor que não atingia desde fevereiro deste ano.
Os números mais positivos foram guiados por diferentes fatores. Na divisão de publicidade da companhia, o crescimento foi de 23% para US$ 9,5 bilhões. Já na divisão Amazon Web Services, ainda que tenha existido uma desaceleração no crescimento, a alta foi de 16% para US$ 21,3 bilhões.
“Nosso negócio de publicidade continua a apresentar um crescimento robusto, em grande parte devido aos nossos investimentos contínuos em machine learning”, escreveu Andy Jassy, CEO da Amazon, ao comentar o do balanço da empresa. Sobre o setor de computação em nuvem, o executivo afirmou que ainda “há muito crescimento pela frente” com os avanços da inteligência artificial.
O lucro também foi impulsionado pela redução de custos da companhia. No balanço do último trimestre, a companhia informou que reduziu seu quadro de funcionários em 76 mil posições para 1,46 milhão. Esse número deve ficar ainda menor no próximo trimestre, já que a empresa segue no processo de demissão de 27 mil empregados.
Em outras medidas para economizar dinheiro, Jassy também deu fim a várias apostas da Amazon que não estavam exatamente gerando resultados positivos para a empresa, como o braço de telemedicina. Ontem, a companhia informou que iria interromper as vendas das pulseiras fitness Halo.
O executivo também desacelerou a construção de novos armazéns e de uma segunda sede da companhia, no estado de Virginia. A obra, que tem um investimento de US$ 2,5 bilhões da Amazon, foi paralisada no mês passado.
Por outro lado, a Amazon reportou que as vendas no e-commerce se mantiveram quase inalteradas nos últimos doze meses, registrando uma receita de US$ 51 bilhões para a empresa. As lojas físicas, que estão sendo reavaliadas pela empresa, aumentaram seu faturamento em 7% para US$ 4,8 bilhões no período.
Para o próximo trimestre, a expectativa dentro da Amazon é de que as vendas aumentem entre 5% e 10% em relação ao mesmo período de 2022 para uma receita de até US$ 133 bilhões.