Muitos trataram o assunto como uma tendência. Outros disseram que era uma moda passageira. Se havia dúvidas, não existe mais: a inteligência artificial generativa é uma realidade que vai mudar a forma como se faz negócios, como interagimos e como trabalhamos.
Há, entretanto, muitas perguntas a serem respondidas sobre os caminhos a serem seguidos e seus impactos. Para elucidar essas e outras questões, o NeoFeed lança nesta quarta-feira, 2 de abril, o programa “Revolução IA”, com patrocínio da Magalu Cloud.
Apresentado pela jornalista Letycia Cardoso e pelo especialista em inteligência artificial Rodrigo Helcer, que fundou a startup Stilingue e é conselheiro de grandes empresas no tema, o programa será quinzenal e multiplataforma com presença em vídeo, podcast, texto e cortes em redes sociais.
O Revolução IA receberá desde CEOs, CIOs e CTOs de grandes empresas, passando por pesquisadores no assunto até veteranos do Vale do Silício para debater como a inteligência artificial pode sacudir o mundo empresarial e discutir todos os desafios do ecossistema, passando por infraestrutura e data centers até as questões éticas e legais da tecnologia.
“O Revolução IA é pensado para ocupar a cadeira de fonte quinzenal de atualização sobre IA, evoluindo em três elementos: a prática, a visão sistêmica e para o que funciona no Brasil”, conta Helcer.
De acordo com o estudo "The AI Decision Brief", divulgado em fevereiro pela Microsoft, a IA generativa está transformando rapidamente as indústrias. Sua taxa de adoção em empresas saltou de 55%, em 2023, para 75% em 2024. E a média de retorno sobre o investimento das empresas tem sido de 370%, com alguns líderes alcançando resultados de até 1.000%.
"Cloud e AI estarão no centro da estratégia do Magalu para seu próximo ciclo. Assim, os temas que serão tratados nos episódios do 'Revolução IA' estarão, com certeza, na pauta diária do Magalu e da Magalu Cloud", afirma André Fatala, vice-presidente de Plataforma do Magalu, ao comentar o patrocínio ao programa. "E, claro, nós estaremos na vanguarda da utilização de AI no Brasil."
O entrevistado do primeiro programa, que estreia no dia 2 de abril, é Avanish Sahai, um dos principais nomes do Vale do Silício. De origem indiana e criado no Brasil, Sahai foi vice-presidente global da Google Cloud, além de vice-presidente do Ecossistema de Parcerias das companhias Salesforce e ServiceNow.
Atualmente, Sahai é conselheiro consultivo e diz que todo tipo de empresa precisa começar a adotar a tecnologia. “Enquanto para uma companhia de software, a inteligência artificial é o produto. Para uma empresa tradicional, a inteligência artificial pode trazer proveito do ponto de vista operacional, melhorar a produtividade, engajar clientes e funcionários.”
Se de um lado há o potencial de agilizar processos, aumentar a produtividade e acelerar a inovação, do outro há o desafio de navegar por todas as mudanças na velocidade e na escala que essa tecnologia evolui.
Apesar de 29% dos líderes conseguirem implementar soluções de IA em menos de três meses, a falta de qualificação dos funcionários tem se revelado um de seus principais desafios, com 30% das empresas indicando escassez de experiência em IA entre seus colaboradores.
“Diante da falta de preparo de profissionais nesse assunto, as empresas têm recorrido a treinamentos internos para qualificar suas equipes. Não saber tirar o melhor proveito da inteligência artificial pode ser o próximo funil do mercado de trabalho - tema que abordaremos nas entrevistas”, diz Letycia.