Depois de entrar no mercado financeiro com uma parceria que trouxe equity no banco C6, de criar uma vertical de educação com a Descomplica e outra de saúde com a Cartão de Todos, a TIM, dona de uma base de 62 milhões de clientes, se prepara para entrar no mercado livre de energia, aumentando o seu leque de atuação.

“Energia é um setor que tem um certo dinamismo e onde nós estamos vendo de explorar algumas oportunidades”, diz Alberto Griselli, CEO da TIM, em entrevista ao programa É Negócio, parceria do NeoFeed e CNN Brasil, que vai ao ar no domingo, 25 de fevereiro, às 20h45, na CNN Brasil e em suas plataformas.

O executivo diz que está em conversas avançadas com um grande parceiro para entrar no segmento. “O racional é acrescentar valor para os nossos clientes. Afinal, todo mundo usa o celular para fazer essencialmente tudo”, diz Griselli.

Ele explica ainda que é um modo de incrementar o faturamento da companhia. “Geramos novas oportunidades de crescimento da receita porque aceleramos o business dos nossos parceiros e somos remunerados por isso.”

As remunerações podem ser tanto em equity como comissionamento por cada cliente que é migrado para a parceira. Além de incrementar a receita nessa vertical, a TIM vem de um ano recorde de lucro de R$ 2,7 bilhões, no ano passado. Isso se deve também a consolidação do setor de telecomunicações.

A TIM comprou parte da base de telefonia móvel da Oi, com as frequências e a chegada de cerca de 10 milhões de clientes, fazendo com que a companhia se estabelecesse com a presença de telefonia 3G e 4G em todo o Brasil. Esse processo foi concluído em abril do ano passado.

Agora, a companhia deve mirar no crescimento também da operação de banda larga com a marca Ultra. Por enquanto, a TIM tem apenas 2% de market share no segmento. “Na banda larga, existem mais de 10 mil players e 26 líderes regionais”, diz Griselli.

Por enquanto, a TIM não vai entrar em uma disputa de preço nesse segmento. Mas Griselli não descarta participar do processo de consolidação mais para frente. “Quando entrarmos, será para valer.” Na entrevista, Griselli fala ainda dos resultados da companhia no ano passado, o avanço da tecnologia 5G e muito mais.

Para assistir o programa, é só clicar no link abaixo: