Bebidas Pequenas destilarias artesanais brasileiras ganham espaço com o escândalo do metanol Com a tragédia desencadeada pelas adulterações de destilados, bares e restaurantes, estão migrando seus fornecedores e abrindo uma janela de oportunidade para pequenos fabricantes nacionais Flávia G. Pinho 11/10/25
Consumo A ascensão dos produtos "made in China" no Brasil Com produtos de alto valor e foco em inovação, marcas chinesas querem deixar para trás a imagem de baixo custo e conquistar espaço no Brasil como referência em tecnologia e sofisticação Letycia Cardoso 28/09/25
Sustentabilidade A difícil arte de vender produtos sustentáveis Todo mundo é favor de produtos sustentáveis, mas poucos querem pagar mais por isso. O abismo entre o discurso e o comportamento dos consumidores dificulta a percepção das empresas sobre o mercado Vitória Fernandes 27/09/25
Negócios Natura começa a vender (em pedaços) a Avon Natura vende a operação da Avon na América Central pelo valor simbólico de US$ 1, acrescido de um recebível de US$ 22 milhões. O comprador é Grupo PDC, empresa de bens de consumo com presença na América Central e no Peru Vitória Fernandes 15/09/25
Inteligência artificial Em Hollywood, a OpenAI quer ser também a "roteirista" O primeiro longa de animação produzido com ferramentas de IA pela empresa de Sam Altman deve custar 15% do gasto médio da tradicional indústria cinematográfica e ficar pronto em um quarto do tempo Vitória Fernandes 14/09/25
Moda de luxo Vão-se as bolsas, ficam os pingentes: a nova aposta das gigantes de luxo Com a primeira desaceleração em 15 anos, as grifes se rendem à tendência das redes sociais e entram na onda dos penduricalhos para bolsas, iniciada com o Labubu, da chinesa Pop Mart Vitória Fernandes 24/08/25
Inteligência artificial "Veganos de IA”: quando a aversão à tecnologia e aos produtos de origem animal se encontram Ao investigar as razões pelas quais algumas pessoas evitam usar a ferramenta, os pesquisadores encontram paralelos com o veganismo. Entender essa relação é importante para os negócios e para a sociedade Vitória Fernandes 17/08/25
Luxo Relógios Rolex antigos "batem" o mercado Dados da Bob’s Watches mostram que os relógios da marca suíça tiveram uma valorização média de 550% em 15 anos, superando o desempenho do S&P 500 e do Ibovespa. Entenda por que o mercado de itens de luxo usados está em alta Vitória Fernandes 10/08/25
Comportamento Os jovens bebem cada vez menos e "agitam" a indústria de bebidas alcoólicas Busca por uma vida mais saudável e medo de exposição nas redes sociais, entre outras razões, afastam a geração Z do álcool. Os fabricantes já sentem a mudança de comportamento Vitória Fernandes 03/08/25
Casa e Decoração Como a brasileira Ou pretende "organizar" os Estados Unidos Atualmente, a marca de utensílios domésticos está presente em 25 países e tem o México como seu maior consumidor. Até 2026, os Estados Unidos devem assumir esse posto Vitória Fernandes 12/07/25
Negócios Brasil corre o risco de apagão. E, acredite, por excesso de energia renovável José Eduardo Barella 23/10/25
NeoConference 2025 NeoConference discute os rumos do Brasil na política, na economia e nos investimentos Da Redação 23/10/25
Café com Investidor Thiago Kapulskis fez o “call” da Nvidia. Agora, está otimista com TSMC e Amazon. E pessimista com Oracle e Apple Ralphe Manzoni Jr. 23/10/25
Negócios O Porto de Paranaguá sobe de patamar e "cava" um espaço para os navios de grande porte José Eduardo Barella 22/10/25
Números Falam Números Falam #49 - Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil Márcio Kroehn Escutar agora SoundCoud 23/10/25
Podcasts Wealth Point #53 - Luciane Ribeiro, da 3V Capital, e Gabriel Redivo, da Aware Investment Escutar agora SoundCoud
Humanamente Possível Humanamente Possível #13 - Guilherme Gennari, fundador da Iandé Biomimética e Inovação Escutar agora SoundCoud
Café com Investidor Thiago Kapulskis fez o “call” da Nvidia. Agora, está otimista com TSMC e Amazon. E pessimista com Oracle e Apple O sócio da São Pedro Capital, Thiago Kapulskis, diz que a IA não é uma bolha, mas é preciso separar o joio do trigo. Ele conta suas teses ao Café com Investidor Ralphe Manzoni Jr. 23/10/25
Números Falam O Banco Mercantil encontrou R$ 2 trilhões “esquecidos” pela concorrência O CEO Gustavo Araújo explica no Números Falam como a instituição financeira conquistou 11 trimestres consecutivos de recordes de lucro com a aposta no público com mais de 50 anos, o que mais consome no Brasil Márcio Kroehn 22/10/25
Wealth Point Por que os investidores brasileiros preferem CDBs, LCIs e LCAs Os três títulos bancários predominam nas carteiras dos investidores, apesar da redução das ofertas e de taxas menores que no passado. Gabriel Redivo, da Aware Investment, e Luciane Ribeiro, da 3V Capital, falam sobre o tema no Wealth Point Patricia Valle 16/10/25
Revolução IA Como a IA está redefinindo (por dentro) os fundos de venture capital Os fundos de venture capital não só investem pesado em teses de inteligência artificial. A tecnologia pode mudar como as gestoras escolhem suas apostas. Mas o “olho no olho” ainda será relevante, defende Daniel Ibri, da Mindset Ventures Letycia Cardoso 15/10/25
Humanamente Possível Quer ser um CEO melhor? Imite a natureza O biólogo Guilherme Gennari defende que empresas podem crescer ao aplicar estratégias que a própria natureza aperfeiçoou ao longo de bilhões de anos Letycia Cardoso 10/10/25