Austin - Muito provavelmente o The Tim Ferriss Show não está na sua playlist de podcasts preferidos. Talvez o livro "Trabalhe 4 Horas por Semana" também não esteja na sua estante.

Mas o escritor e podcaster americano Timothy Ferriss é um fenômeno: mais de um milhão de livros vendidos e dois milhões de inscritos na sua newsletter, cerca de sete milhões de seguidores nas redes sociais e ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads com o podcast.

Esses números grandiosos são tão impressionantes como a sua taxa de sucesso como investidor-anjo. No principal evento da manhã de segunda-feira, 13 de março, Ferriss, em vez de entrevistar, foi entrevistado por Bill Gurley, o fundador do fundo de venture capital Benchmark.

E Gurley, sem perder tempo, quis saber quais eram as empresas de maior sucesso que o investidor-anjo tinha entrado no estágio inicial. A lista e o track record são de fazer cair o queixo de muitos fundos de venture capital.

Entre as mais de 50 startups que passaram pela carteira de Ferriss, as cinco de maior sucesso foram Facebook (atual Meta), Alibaba, Uber, Shopify e Duolingo. Atualmente, o valor de mercado delas é de US$ 469 bilhões, US$ 219 bilhões, US$ 62 bilhões, US$ 52 bilhões e US$ 5 bilhões, respectivamente.

Quando começou a investir em startups em 2007, Ferriss conta que usou sua poupança para fazer os aportes. Eram cheques no valor de US$ 10 mil, aproximadamente. E ele tinha uma regra clara.

“Eu queria as empresas mais baratas, porém com os captables mais valiosos”, afirma Ferriss. “Foi isso que fiz e o que me fez ficar sentado nessas cadeiras por muito tempo, algo que foi perfeito para mim.”

Ele conta, por exemplo, que no Uber o aporte de capital aconteceu quando a empresa fazia apenas “duas viagens” e na Duolingo quando a startup ainda não tinha o app. Em todas, ele sabe que o timing foi decisivo.

“A lição mais importante para mim, e não estou dizendo que deva ser replicada, é que você precisa investir nas pessoas que você gostaria de trabalhar diariamente”, diz ele. “Porque muitas dessas histórias vão demorar mais tempo para se concretizar do que a média dos casamentos.”

Mas com uma lista de tantos sucessos, há um dissabor na história de Ferriss. No início dos anos 2000, ele criou a própria startup, uma marca de nutrição esportiva. O negócio foi aberto com o próprio dinheiro e não sobreviveu mais do que seis meses.

“É difícil ser um empreendedor. Para mim não estava funcionando porque a minha curva de aprendizado foi cortada e eu não sabia como mudar para entender o que estava acontecendo”, disse ele. “Então, a dica mais importante para um empreendedor é tentar alcançar os tomadores de decisão. Eu sabia que não era um grande gestor.”

Foi depois dessa experiência como startupeiro que Ferriss escreveu o primeiro livro ("Trabalhe 4 Horas por Semana") e se tornou um investidor-anjo.