No fim de 2021, a Seu Guru chegou ao mercado focada na oferta de seguros e de serviços de saúde para profissionais autônomos, inicialmente, de salões de beleza. Entretanto, no decorrer de 2022, a startup começou a testar outra tese ao identificar uma oportunidade com mais fôlego para a operação.

O resultado desse exercício está sendo lançado oficialmente neste mês de junho. Batizada de GuruPass e com foco no B2C, a nova plataforma permite que os usuários acessem academias, estúdios de pilates e outros estabelecimentos ligados ao mercado de bem-estar. E surge como uma alternativa a players como a Gympass e a TotalPass.

“Nós recebemos muitos leads, além dos salões de beleza, e vimos que estávamos desperdiçando uma grande oportunidade”, diz Felipe Souza, cofundador da Seu Guru, ao NeoFeed. “Começamos a observar um padrão e a entender que o campo de wellness era muito mais demandado pelo nosso público.”

Guto Ramos, cofundador da empresa, cita alguns números que só reforçaram esse interesse. “Hoje, apenas 5% dos brasileiros têm acesso a esse mercado, o que já representa quase 10 milhões de pessoas”, diz ele. “E essa busca pelo bem-estar é crescente e foi ainda mais acentuada pela pandemia.”

Com base nesse cenário e nos dados compilados junto a 10 mil usuários das ofertas da Seu Guru, o projeto começou a ser estruturado no segundo semestre de 2022. E, no fim do ano, ganhou o reforço de um aporte – de valor não revelado – de um scout fund ligado à americana Andreessen Horowitz.

Nesse modelo, a gestora cria fundos específicos para países em que não tem operação, em parceria com empreendedores nos quais já investiram. A ideia é se aproximar de startups locais para eventuais novas rodadas. Nesse caso, o veículo está associado a Mário Augusto Sá, cofundador da fintech NG.Cash.

Antes, a empresa havia captado R$ 5 milhões em uma rodada pré-operacional junto à Estáter, butique especializada em investimentos, fusões e aquisições. Com o novo investimento, a GuruPass começou a ser testada como um MVP (minimum viable product), à parte da Seu Guru, no início deste ano.

“Colocamos um site simples no ar, com um formulário, e fizemos uma campanha pequena para trazer algum acesso orgânico”, conta Souza. “Em apenas dois dias, a conversão foi absurda. Formamos uma minilista de espera com 2 mil cadastros e tivemos que desligar a ação.”

App de créditos avulsos

Após ajustar as engrenagens, o formato que já está “nas ruas” é centrado num aplicativo e baseado na compra de créditos avulsos ou em quatro planos mensais. Os preços variam de R$ 80 a R$ 414. Em todos os casos, a plataforma oferece a opção de o usuário agendar horários em academias parceiras.

Disponível inicialmente em São Paulo, a GuruPass conta com uma base de 250 academias, que inclui redes como MaxFit, Peralta e Care Club. Outras 250 estão em processo de cadastro. Musculação, jiu-jitsu, ginástica funcional, tênis, beach tennis, yoga e pilates são algumas das modalidades ofertadas.

“A base é aberta para todos e quem dosa a utilização é o usuário. É possível treinar numa academia de bairro, com tíquete médio mais barato, ou na unidade de uma grande rede”, explica Ramos. “O que vai impactar no consumo dos créditos ou do plano é o valor da diária de cada estabelecimento.”

A plataforma está sendo lançada inicialmente em São Paulo, com uma oferta de 250 academias

Além do ritmo, da necessidade e do bolso de cada pessoa, a decisão por cinco alternativas de contratação teve origem na constatação de que era possível alcançar um perfil mais diverso de usuários. Não mais restrito aos profissionais autônomos, como na Seu Guru, e aberto a qualquer pessoa física.

Juntamente com o foco nesse público, a GuruPass aposta em outros elementos para se diferenciar de plataformas como Gympass e TotalPass, centradas prioritariamente nas ofertas via mercado corporativo. O formato desenhado na ponta das academias é um desses componentes.

“Nós oferecemos dados de referências de valores naquela determinada região, mas quem define o preço a ser cobrado é a própria academia”, explica Souza. “O usuário compra os créditos por x e nós recompramos da academia por x menos uma porcentagem. E somos remunerados nessa arbitragem.”

O formato também abre a opção de a academia estabelecer preços diferenciados nas diárias de acordo com os horários e dias a serem comprados pelo usuário. “A rede pode colocar, por exemplo, um valor para o horário de pico e outra diária para os horários em que a academia fica mais ociosa”, diz Ramos.

Expansão da Gurupass

O modelo já atraiu cadastros de redes em mercados como Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador. “Do ponto de vista técnico, é fácil escalar para outros estados. Mas, antes, queremos calibrar e ter a certeza de que os interesses estão alinhados”, afirma Thiago Souza, cofundador da empresa.

Já no que diz respeito à oferta, há planos em curso para reforçar o portfólio. Isso passa, por exemplo, por um espaço no aplicativo voltado a personal trainers, cujas agendas poderão ser conectadas com as demandas dos usuários.

Também está no radar a inclusão de categorias como fisioterapeutas e nutricionistas, além de alternativas em segmentos como saúde mental, estética e cuidados pessoais. Bem como a oferta de seguros saúde com preços mais acessíveis, atrelados à condição física do usuário.

A captação de mais uma rodada de investimentos é mais um projeto programado para os próximos meses. Com esses planos na mesa, os negócios tradicionais da Seu Guru seguem em operação. Mas a tendência é que a GuruPass ganhe mais musculatura.

“Temos 10 mil acessos orgânicos na Seu Guru e não temos porque desperdiçar isso. Ela não deixa de existir”, afirma Felipe Souza. “Mas ficará em segundo plano, pelo tamanho da oportunidade de mercado que enxergamos na GuruPass.”