O grupo argentino Pristine Camps acaba de inaugurar (ainda em soft opening) sua terceira propriedade no país, apenas dois anos após sua fundação. Seu modelo de acampamentos sustentáveis e muito confortáveis chega agora à região do glaciar Perito Moreno com o Pristine Camp Calafate, inaugurado em dezembro deste ano.
Situado no remoto rancho Dos Lagos, na Patagônia Argentina, e distante cerca de uma hora e meia de carro de El Calafate, a nova propriedade foi a primeira a levar o estilo "glamping" à região do lago Roca, com vistas panorâmicas para o glaciar, lagos e montanhas a partir de todas as acomodações e espaços públicos.
Como em toda abertura hoteleira, ainda faltam muitos detalhes e ajustes para o novo acampamento operar 100% como esperam a os proprietários e os investidores. Mas quatro de suas acomodações em estilo domo já recebem hóspedes desde o começo de dezembro.
O grupo hoteleiro, inaugurado oficialmente em novembro de 2021, em plena pandemia, vem se destacando na hospitalidade argentina e atinge agora a marca de três propriedades distintas inauguradas em apenas dois anos.
A Pristine Camps já possui unidades em funcionamento no norte da Argentina, próximo a Jujuy, e em Missiones, quase na fronteira com o Brasil, ambas voltadas para o mercado de alto padrão.
Segundo o argentino Bebe Badino, presidente da Pristine Camps, o mercado brasileiro é prioritário para todas as propriedades do grupo. "O viajante brasileiro está alinhado às propostas de exclusividade e imersão na cultura local, sempre com boa gastronomia e experiências incluídas, da nossa marca", afirma.
Vista panorâmica para o glaciar
O modelo de hotelaria sustentável e confortável pregado pela Pristine criou no novo Pristine Camp Calafate, a exemplo do Pristine Camp Salinas Grands, acomodações em estilo domo que funcionam com energia 100% renovável, majoritariamente solar. A propriedade, aliás, já conta com o segundo maior conjunto de painéis solares da hospitalidade argentina.
Por enquanto, são apenas quatro domos prontos no novo acampamento, mas outros dois estão em fase final das obras e devem ser entregues nas próximas semanas. Em algum momento de 2024, a expectativa do grupo é chegar a um máximo de 10 acomodações no local.
O domo principal (que reúne recepção, lounge, bar e restaurante, tudo no mesmo ambiente) e as acomodações (cada uma capaz de receber até 3 adultos) foram construídos sobre plataformas elevadas de madeira para evitar a erosão do solo - e espalhados entre paisagens de estepe patagônica, com vista para o glaciar, o Lago Roca e o Brazo Rico.
Cada domo está equipado com uma cama king-size (ou duas single), um sofá-cama, banheiro com pia dupla e um espaçoso deck externo com ofurô (mas infelizmente ainda não conseguiram colocar os ofurôs em funcionamento).
Assim como as demais propriedades do grupo, o novo acampamento prega desperdício zero, promove reciclagem de resíduos e estimula entre os hóspedes o consumo racional e reduzido de energia.
A meta da Pristine Camps é se tornar a primeira empresa hoteleira regenerativa da Argentina. Por enquanto, cada reserva em qualquer um de seus acampamentos de alto padrão representa o plantio de 10 metros quadrados de reserva natural.
As estadias sempre incluem todas as refeições (priorizando produtores locais e com caprichados menus à la carte elaborados pela chef Mariana Garcia del Rio), bebidas não alcoólicas, vinhos argentinos durante almoço e jantar, traslados e excursões guiadas diárias. A nova propriedade próxima a Calafate deve funcionar anualmente de outubro a abril.
Aventure e luxo
A Pristine Luxury Camps é formada por um grupo de quatro investidores argentinos com experiência de até 38 anos no setor hoteleiro. De olho nas novas preferências dos turistas de alto padrão no pós-pandemia, resolveram apostar na criação de acomodações sustentáveis e cheias de conforto em locais icônicos da Argentina.
A primeira propriedade do grupo, também em estilo glamping, foi inaugurada nas Salinas Grandes argentinas, em dezembro de 2021, ainda em um cenário de restrições pandêmicas de viagem. Mas o local teve grande êxito, impulsionado também pelas redes sociais, com design "feito para o Instagram": domos e passarelas erguidos de maneira sustentável em pleno deserto de sal, em um cenário que parece extra-planetário.
Menos de dois anos depois, em setembro de 2023, inauguraram o Pristine Camps Iguazu em uma reserva privada de 400 hectares às margens do Rio Paraná, a 40 minutos de carro do lado argentino das Cataratas do Iguaçu. E, agora, menos de três meses depois, abrem o Pristine Camp Calafate em uma fazenda de 1.200 hectares localizada bem diante do Glaciar Perito Moreno.
Em todas as propriedades, basta o hóspede sair da acomodação para ter contato direto com a natureza local. "A logística operacional é difícil pelas localizações remotas dos camps, mas conseguimos uma equipe de mais de 140 colaboradores que dá conta de todos os detalhes e oferece um serviço super personalizado", diz Badino.
A ideia do grupo é seguir expandindo o negócio nos próximos anos. Próximo ao acampamento em Iguaçu, criaram um Hotel Escola no povoado de Puerto Libertad que oferece cursos de hotelaria e turismo gratuitos e certificados por universidades locais.
Hoje, o investimento total da Pristine Camps atinge os US$ 5 milhões nas propriedades da Argentina e o grupo tem planos de abrir novas unidades em outros destinos icônicos - incluindo uma no Brasil a partir de 2025.
O interesse no público brasileiro é tão evidente que inauguraram agora um escritório de vendas e representação exclusivo em São Paulo, o Pristine Camps Brasil (que tem como um dos sócios Jota Marcinek, fundador da Venturas Viagens, com décadas de experiência em turismo sócio-ambiental), facilitando reservas e pagamentos para agências e consultores de viagem locais.