San Pedro de Atacama – Famosa por seus hotéis sustentáveis e instagramáveis, a descolada rede Our Habitas escolheu o Chile como próxima parada rumo à expansão global. Sediada em Londres, a empresa acaba de inaugurar no deserto do Atacama seu primeiro empreendimento na América do Sul.

É a décima propriedade e o sexto país no qual o grupo desembarca. Além do Chile, o Our Habitas está no México, Catar, Arábia Saudita, Marrocos e Namíbia.

Como beleza (em geral) não põe mesa, a Our Habitas vem agitando a indústria do turismo e despertando a atenção dos capitalistas de risco não apenas pelo charme de suas unidades, mas também pela proposta inovadora de seus negócios –e sua ascensão meteórica.

Tudo começou em 2014, quando Oliver Ripley, Kfir Levy e Eduardo Castillo decidiram criar uma empresa para reunir os amigos em torno de eventos de música, arte e gastronomia em Los Angeles, São Francisco e Nova York.

Frente o sucesso da empreitada, dois anos depois, eles fundaram o primeiro hotel, o Habitas Tulum, na península mexicana de Yucatã.

“Não tínhamos ideia do que estávamos fazendo e isso foi fundamental. Porque fizemos as coisas de um jeito diferente”, conta o CEO Ripley, em entrevista ao NeoFeed. “Queríamos criar uma sensação de casa e pertencimento, e isso acabou atraindo pessoas que pensavam parecido.”

Era o início de uma das redes de hotelaria mais badaladas da atualidade, vencedora de prêmios importantes tanto no setor de hospitalidade como no de arquitetura e design.

O "approach de hospitalidade"

Em 2020, a Our Habitas levantou US$ 20 milhões em financiamentos, informa a plataforma Crunchbase. Entre os investidores estão nomes importantes do ecossistema de inovação global, como Travis Kalanick, cofundador da Uber.

Mas a empresa se tornaria famosa mesmo no ano seguinte, com a inauguração do Habitas AlUla. Localizado no noroeste da Arábia Saudita, em um antigo oásis nos desfiladeiros do deserto do Vale de Ashar, o resort ecológico está em uma paisagem deslumbrante – como estão todas as propriedades da rede.

Soma-se à exuberância do cenário, a arquitetura de qualidade e o propósito socioambiental da empresa. Pronto! É a combinação perfeita para o hotel explodir nas redes sociais.

Como define Ripley, o “approach de hospitalidade” do grupo faz diferença. “Somos integrados verticalmente e levamos isso ao longo das operações e em toda interação com os hóspedes e as comunidades nas quais estamos inseridos”, explica. “Uma empresa de gerenciamento tradicional depende de muitas camadas, enquanto nós cuidamos do processo todo, de ponta a ponta.”

Esse controle, segundo ele, é fundamental para manter a sustentabilidade como principal foco dos empreendimentos e imprescindível para garantir os valores da marca. Para tanto, conta com o apoio da Rise, o braço socioambiental do grupo.

Construção modular

Ripley e os sócios querem redefinir o conceito de luxo. Para eles, a sofisticação se constrói, sim, com ótimos serviços, mas também com conexões humanas, empoderamento das comunidades e respeito ao meio ambiente.

Em suas construções, a rede adotou o sistema offsite. Os hotéis são construídos em módulos no ambiente de fábrica. Prontos, são despachados para o local onde são montados, como se juntam as peças de um Lego.

Graças a esse modelo, a pegada ambiental da obra é menor e a construção mais rápida. Em alguns casos, a Our Habitas coloca um hotel de pé em apenas nove meses.

No Habitas Atacama, as acomodações são inspiradas nas construções típicas das vilas atacameñas (Imagem: Kleinjan Groenewald)

O hotel no deserto chileno conta com 51 acomodações, com diárias a partir de US$ 350 (Imagem: Kleinjan Groenewald)

Por causa da exuberância do Atacama, pela primeira vez em sua história, a rede hoteleira se vê obrigada a pensar em atividades fora do hotel (Imagem: Kleinjan Groenewald)

O Habitas Alula, na Arábia Saudita, faz sucesso nas redes sociais (Imagem: Tanveer Badal)

O Habitas Bacalar, no México, já ganhou prêmio por melhor design e melhor resort (Imagem: Tanveer Badal)

O Habitas Adventure foi projetado para Neom, a megacidade futurista em construção na Arábia Saudita (Imagem: reprodução ourhabitas.com)

No deserto chileno, foi ainda mais ligeiro. A nova casa usa a estrutura do antigo hotel Altiplanico, Inspirada em um pequeno povoado atacameño, a decoração original mudou pouco – as acomodações seguem iguaizinhas, inclusive com a fachada de adobe, a mistura de barro típica da região.

Mas, aos poucos, novos espaços internos e externos são criados.

Menu enxuto e saboroso

Localizado a apenas dez minutos de caminhada da charmosa vila de San Pedro de Atacama, o empreendimento conta com 51 acomodações, com diárias a partir de US$ 350.

Espalhados pela propriedade, há diversos lounges, para descanso e contemplação, decorados com poltronas, bancos, espreguiçadeiras, pufes e almofadas ao ar livre, marca registrada da rede. Eventualmente tais espaços podem migrar o foco para a socialização, com performances culturais.

Mais raramente, até pequenos eventos abertos ao público externo podem acontecer. “A ideia é o hotel oferecer amplas oportunidades para o turista experimentar a intersecção da natureza e da cultura da região”, diz Ripley.

Por enquanto, nessa fase de ajustes pós-inauguração, o restaurante Almas é o maior acerto. Seus
menus de almoço e jantar são enxutos, mas saborosos e com apresentação impecável. O foco é a cozinha local e sazonal, com uma vasta oferta de pratos veganos e vegetarianos.

Priorizando uma cozinha sem desperdícios, o restaurante utiliza de maneira exemplar ingredientes que, normalmente, seriam descartados. Lá, o caule de brócolis é a grande estrela do carpaccio vegetariano.

No bar, também são utilizados ingredientes locais, muitas vezes colhidos na propriedade. No preparo do tradicional pisco sour, a clara de ovo é substituída pela aquafaba, a água do cozimento do grão de bico.

Graças ao Habitas Atacama, o grupo inglês começa a prestar atenção no potencial do Brasil. Afinal, como lembra Ripley, os turistas brasileiros frequentemente representam mais de 50% das taxas mensais de ocupação no destino.

Diferente dos principais hotéis da região, como os das redes Explora, Tierra e Nayara, que operam em sistema all inclusive, o do grupo londrino inclui apenas café da manhã. Todos os passeios, bebidas e refeições devem ser pagos à parte.

Fora do hotel

A experiência no Atacama impõe à Our Habitas uma mudança sutil no modo de operar. Todas as outras propriedades da rede sempre foram planejadas de modo a manter os hóspedes dentro delas o máximo possível. No deserto chileno, é impossível.

As atrações fora do ambiente do hotel são inúmeras e imperdíveis - vulcões, salinas, gêiseres, cânions, vales, desfiladeiros e termas naturais, entre outras. Por enquanto, a recepção tenta intermediar a reserva e compra de passeios.

Mas a empresa promete para breve um menu próprio e extenso de atividades e experiências, dentro e fora da propriedade, para proporcionar aos hóspedes uma imersão na cultura e beleza natural do Atacama.

Nem bem inauguraram mais um hotel, o trio de sócios já anuncia a abertura de mais duas propriedades –uma em Oaxaca, no México, e outra, em Santa Teresa, na Costa Rica. Eles não confirmam, mas, especula-se no mercado: os próximos destinos da Our Habitas incluem Butão, Espanha, Portugal e Brasil.

A hotelaria proposta pela Our Habitas atraiu o interesse do governo da Arábia Saudita e a rede foi convidada a instalar três propriedades em Neom, a megacidade em construção no noroeste do país.

Previstos para 2028, o Oasis, o Wellness e o Adventure estão sendo erguidos em um vale cercado por montanhas de até 400 metros de altura, na pontinha norte do Mar Vermelho. O cenário e a arquitetura dos hotéis da Our Habitas não poderiam ser mais futuristas.