Um dos maiores grupos de alimentos do mundo, com mais de 600 operações nos cinco continentes, a JBS está dando mais um passo para expandir os seus tentáculos ao redor do globo. Dessa vez, com foco no Oriente Médio.
A empresa anunciou nesta sexta-feira, 26 de julho, que vai quadruplicar sua capacidade de produção na Arábia Saudita. A expansão na principal economia da região será consolidada com a inauguração da nova fábrica da marca Seara na cidade de Jeddah, prevista para novembro deste ano.
Com um investimento de US$ 50 milhões e destinada à categoria de empanados de frango, a nova unidade terá capacidade de produção de 30 mil toneladas por ano e irá abrigar, a princípio, 500 funcionários.
A partir desse novo projeto, a companhia passará a ter um total de 750 funcionários no país. Esse mapa de operações inclui ainda outra fábrica da Seara instalada na cidade de Dammam, com capacidade de 10 mil toneladas por ano, além de oito centros de distribuição.
No comunicado sobre a nova fábrica, a JBS informou que, nesta semana, Gilberto Tomazoni, CEO global do grupo, se reuniu com representantes do governo da Arábia Saudita que estiveram em São Paulo. Na ocasião, foram discutidas novas oportunidades de investimentos da empresa no país.
Com a participação de nomes como Bandar Alkhorayef, ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, a pequena “turnê” buscou costurar novos projetos de empresas de diversos segmentos alinhados ao programa de desenvolvimento econômico batizado de “Visão Saudita 2030”.
Os investimentos da JBS na Arábia Saudita e na região vão ao encontro do plano do grupo de reforçar sua operação na região, um escopo que começou a ganhar mais foco em 2022. No Oriente Médio, a atuação da empresa ainda está mais concentrada na esfera comercial, por meio das exportações.
A divisão África e Oriente Médio foi o destino de 16,3% das exportações da companhia no primeiro trimestre de 2024, que totalizaram US$ 4,5 bilhões. Em igual período, um ano antes, essa participação foi de 13%.
Em maio desse ano, durante a teleconferência para a apresentação do balanço, quando a JBS reportou uma receita líquida total de R$ 89,1 bilhões, alta anual de 3%, Tomazoni, reservou um tempo para falar sobre a operação na Arábia Saudita e na região.
“Nós temos um foco em desenvolver a nossa marca em toda a região, o foco na Arábia Saudita é com marca, é com produtos de marca e valor agregado, mas a gente continua fornecendo o mercado de food service com bastante volume”, disse o executivo.
Na oportunidade, Tomazoni observou que a divisão África e Oriente Médio se consolidou, ao lado da Ásia, como um dos mercados mais relevantes para o Brasil. “E a Seara está navegando nessa mesma onda”, acrescentou.
Fora do mercado brasileiro, o grupo também tem mostrado apetite em outras categorias e fronteiras além dos empanados e do Oriente Médio. Na semana passada, a JBS anunciou um investimento de R$ 400 milhões para ampliar sua produção de salmão na Austrália.
Já no Brasil, a perspectiva também aponta para um volume polpudo de aportes. Em outubro de 2023, a JBS divulgou um plano de investimento de R$ 15 bilhões até 2026 para expandir suas operações no País, com a previsão da criação de 20 mil empregos sob o seu guarda-chuva.
Como parte dessa estratégia, a JBS divulgou um aporte de R$ 150 milhões em abril desse ano para duplicar a capacidade de processamento em sua unidade em Campo Grande (MS) e consolidar a unidade como o maior frigorífico do País.
As ações da JBS estavam sendo negociadas com forte alta de 7,89% por volta das 12h35 na B3, cotadas a R$ 33,38. Em 2024, os papéis registram uma valorização de 34%. A companhia está avaliada em R$ 74 bilhões.