O McDonald's divulgou nesta segunda-feira, 29 de julho, um resultado trimestral fraco. As vendas em lojas caíram 1% globalmente, a primeira queda desde o último trimestre de 2020, quando a pandemia fechou lojas e milhões de pessoas ficaram em casa. A estimativa dos analistas era um aumento de 0,5%
O resultado é fruto de uma queda nas visitas ao fast food na China e uma preocupação com o custo do produto nos EUA, onde as vendas em mesmas lojas caíram quase 1%.
Segundo o McDonald’s, o número de clientes diminuiu, mas quem foi gastou mais por causa dos aumentos de preços. A empresa também relatou menor tráfego nas lojas na China, França e Oriente Médio, onde as pessoas têm boicotado o McDonald’s devido à percepção de que apoia Israel na guerra contra o Hamas.
O resultado foi que a receita trimestral ficou estável em US$ 6,5 bilhões e pouco abaixo dos US$ 6,6 bilhões esperados pelo mercado. Já o lucro líquido da empresa caiu 12%, para US$ 2 bilhões, ou US$ 2,80 por ação.
Excluindo itens extraordinários, como encargos de reestruturação, o McDonald's lucrou US$ 2,97 por ação. Resultado diferente do previsto por analistas com lucro por ação de US$ 3,07.
Nos EUA, a inflação persistente e o aumento dos preços de hambúrgueres e pizzas forçaram os grupos de baixa renda a escolherem comer opções mais baratas em casa, resultando em uma demanda fraca na indústria de fast food, incluindo McDonald's e Domino's Pizza.
Isso levou os restaurantes a lançar vários pacotes de ofertas por tempo limitado com preços entre US$ 3 e US$ 5, na tentativa de reconquistar consumidores focados em valor.
As guerras de refeições por preço aumentaram à medida que os rivais Burger King, Wendy's e a Starbucks lançaram ofertas de refeições nos últimos meses. Por conta disso, o McDonald's estendeu sua oferta de US$ 5 até agosto na maioria das localidades dos EUA, após seu lançamento em 25 de junho.
As vendas nos EUA caíram 0,7% no trimestre encerrado em 30 de junho, em comparação com um salto de 10,3% há um ano atrás. Já as vendas nos mercados internacionais caíram 1,1%, em comparação com estimativas de um crescimento de 1,69%, impulsionadas pelo fraco resultado na França. Há um ano, o crescimento foi de 11,9%.
No ano, as ações do McDonald's caem mais de 15%. A companhia está avaliada em US$ 181,6 bilhões.