Perder tempo na fila de espera, ser transferido de atendente em atendente e, ainda assim, não conseguir resolver o problema. Foi com o objetivo de enfrentar essa dor histórica de serviços de atendimento ao cliente que Vicente Camillo criou a Resolva AI.
A plataforma, que acabou de ser lançada, propõe uma evolução no sistema de reclamações online, um segmento liderado pelo Reclame Aqui, ao oferecer soluções baseadas em inteligência artificial.
“A resolução de problemas será feita entre duas inteligências artificiais: uma representando o consumidor e outra a empresa”, afirma Camillo.
No modelo desenhado pela companhia, assim que o usuário relata as dificuldades para resolver seu problema, a Resolva AI entra em ação. Por meio de ligações telefônicas, e-mails ou até mesmo petições judiciais, a plataforma executa o trabalho que caberia ao cliente. A tecnologia, baseada nos modelos da OpenAI e da Meta, adapta os recursos conforme a necessidade de cada caso.
Camillo explica que o objetivo da plataforma não é se opor às companhias, mas oferecer soluções rápidas e eficazes, reduzindo custos e tempo para ambas as partes. Para isso, a Resolva AI já vem colaborando com as empresas para integrar soluções de inteligência artificial também nos seus atendimentos.
Inicialmente, a plataforma atende reclamações envolvendo TIM, Vivo, Claro e Oi. “A partir de fevereiro, lançaremos uma versão que incluirá problemas relacionados à aviação, comércio online, financeiras e bancos. Esses setores concentram 80% das reclamações”, destaca.
Em pouco mais de uma semana, foram feitas 1.500 resoluções pelo Resolva AI. A meta é realizar 500 mil no primeiro ano, com uma aceleração esperada a partir de março deste ano, quando a operação com as empresas deve iniciar.
A Resolva AI é um projeto da Outly, holding fundada por Camillo e Paula Klajnberg, que visa criar empresas de inteligência artificial e vendê-las ao atingir estágios de maturidade. Financiado inicialmente com recursos próprios, o projeto já planeja uma rodada de captação no primeiro semestre.
“O Resolva AI reflete bem a visão da Outly. Escolhemos começar com telecomunicações por ser um setor líder em reclamações”, afirma Klajnberg.
A Outly espera lançar ainda neste semestre uma plataforma educacional que monta grades de estudo adaptativas, baseando-se no nível de conhecimento do usuário e ajustando os conteúdos conforme o progresso.
“Quando percebemos os avanços na inteligência artificial, paramos tudo para criar empresas que aproveitem essa tecnologia. Estamos diante de uma oportunidade que só aparece a cada 20 ou 30 anos”, pontua Camillo.
Apesar de a Resolva AI ser a primeira empresa lançada pela Outly, a dupla também lidera a Electy, um marketplace de energia voltado para clientes de varejo, com Klajnberg como CEO. A empresa, presente em mais de 20 estados, cresce através de parcerias com grandes marcas como Americanas e Méliuz, conectando consumidores e geradoras de energia.
Embora não faça parte da Outly, a Electy compartilha a estratégia de amadurecimento para posterior venda. “Hoje, seu valuation é maior que o da Outly, mesmo com um time menor”, comenta Camillo, ressaltando o aquecimento do setor.