Em um de seus roteiros traçados para encontrar seu novo caminho diante das transformações da indústria automobilística, desde 2018, a Ford, em parceria com a startup Argo AI, vem testando o conceito de carros autônomos em cidades como Pittsburgh, Detroit e Palo Alto.
Agora, a dupla ganha o reforço de uma grande varejista nesse projeto. O Walmart anunciou nesta quarta-feira, 15 de setembro, o lançamento de um serviço de entrega de última milha com veículos autônomos em Miami, Austin e Washington.
O novo serviço usará os modelos Ford Escape, da Ford, e serão equipados com o software de direção autônoma desenvolvido pela Argo AI. Segundo as empresas, essa é a primeira etapa de uma parceria que irá se estender por outras cidades dos Estados Unidos.
“Estamos entusiasmados em expandir nossos esforços de entrega autônoma em três novos mercados ao lado da Argo e da Ford”, afirmou, em nota, Tom Ward, vice-presidente sênior de entrega de última milha do Walmart nos Estados Unidos.
CEO da dos negócios de veículos autônomos e de mobilidade da Ford, Scott Griffith acrescentou: “Combinar a liderança de varejo e e-commerce do Walmart com as operações autônomas da Argo e da Ford representa um passo significativo em direção à escala de um serviço que irá ampliar a eficiência e possibilitar uma ótima experiência ao consumidor.”
A iniciativa vai permitir que os clientes do Walmart façam pedidos online para a entrega diretamente em suas casas. Para isso, a infraestrutura baseada em nuvem da Argo AI será integrada à plataforma de e-commerce da varejista.
Há três anos, o Walmart já havia feito testes nessa direção em parceria com a Ford, em Miami. Atualmente, a rede varejista também tem projetos-piloto em curso nesse segmento com parceiros como a General Motors (GM) e a startup Gatik.
Ao mesmo tempo, em abril deste ano, o Walmart participou de uma rodada de US$ 2,75 bilhões na Cruise, startup americana de veículos autônomos que também tem nomes como GM, Honda e Microsoft entre seus investidores.
O Walmart reportou uma receita de US$ 141 bilhões no segundo trimestre de 2021, alta de 2,4% na comparação anual. A varejista está avaliada em US$ 402 bilhões.
A Ford, por sua vez, vale atualmente US$ 52 bilhões, enquanto a Argo AI já captou US$ 3,6 bilhões em duas rodadas privadas e está avaliada em US$ 7,25 bilhões.