Uma startup de mídia voltada para varejo está atraindo a atenção de nomes conhecidos do mercado. Trata-se da Newtail, empresa que ajuda varejistas a se conectarem com a indústria por meio do acesso aos seus dados. Nesta sexta-feira, 27 de janeiro, a companhia anunciou com exclusividade ao NeoFeed a captação de um novo aporte.
A rodada seed de US$ 1,4 milhão (R$ 7,7 milhões) é liderada pela Big Bets, gestora de Luiz Guilherme Manzano e Alexandre Mello, que já investiu em startups como a energytech Lemon e a insurtech Justos.
Além da Big Bets, o novo aporte também conta com a participação das gestoras Verve Capital, Prodígio Capital e Norte Ventures. Entraram no round alguns investidores-anjo, entre eles está Alex Szapiro, executivo que foi country manager da Amazon no Brasil de 2012 a 2021 e atualmente é managing partner do Softbank na América Latina.
Antes de fechar essa rodada, a startup já havia captado outros US$ 250 mil em uma rodada pré-seed liderada pela Latitud, ecossistema de startups criado pelo americano Brian Requarth (fundador do site Viva Real), Gina Gotthilf e Yuri Danilchenko. A Norte Ventures também investiu na época.
Fundada em 2020 por Gabriel Monteiro, Rafael Amorim e Wendell Damato, empreendedores que venderam suas primeiras startups (Shopgram, Admatic e Skyhub, respectivamente) para a B2W ainda em 2015, além de Diego Bonna (ex-Rappi), a Newtail ganha dinheiro ao revender dados de varejistas para clientes da indústria.
“Pegamos emprestado um conceito de retail media da Amazon, que é de disponibilizar os dados de hábito de consumo que envolvem o varejista”, diz Gabriel Monteiro, CEO da Newtail. “Essas informações já eram compartilhadas com institutos como Kantar, Neogrid, Nielsen, mas sem que o varejista ganhasse com isso. A gente entende que é possível rentabilizar esses dados.”
Esses dados comercializados pelas varejistas revelam, por exemplo, quais produtos foram comprados na mesma ocasião e qual a quantidade de itens que é comprado de uma só vez. De acordo com a startup, o uso dessas informações permite às industrias aumentar em até 20% as vendas de um determinado produto no varejo.
Como as informações não revelam a identidade ou o perfil do consumidor, mas sim do hábito de consumo, a Newtail informa que o compartilhamento desses dados está de acordo com as normais vigentes da Lei Geral de Proteção de Dados.
Ao intermediar as negociações, a Newtail fica com algo entre 15% e 40% do valor cobrado pela venda dos dados para as indústrias. O restante da receita vem dos serviços de digitalização dos varejistas, permitindo que eles possam incorporar novos canais de venda às operações como marketplaces e aplicativos como WhatsApp.
A startup não abre números de sua operação, mas diz que já movimentou mais de R$ 100 milhões com o serviço de digitalização das vendas. Na nova frente do negócio, a Newtail afirma que já firmou acordos em que varejistas lucraram até R$ 2 milhões com a venda dos dados.
O dinheiro captado agora será usado para impulsionar a vertical de retail media. O objetivo é impulsionar a plataforma para ter 100 varejistas diferentes e que poderão vender esses dados para mais de 500 indústrias. Atualmente são 20 varejistas e 70 indústrias.
A ideia é também diversificar o segmento dos clientes que usam a plataforma para vender os dados. Por ora, a maior parte dos varejistas são supermercados, como Zona Sul e Dia. "Começamos com os supermercados, mas já abrimos o leque para outros segmentos”, diz Monteiro.
Nas últimas semanas, a Newtail firmou um acordo com a American Pet e entrou no segmento de petshops. Uma rede de farmácias também está em negociação. Outros segmentos que interessam são eletrodomésticos e materiais de construção.
Ainda novo no Brasil, o retail media já é explorado no exterior. Entre as concorrentes está francesa Relevanc, que foi criada dentro grupo Casino, e a americana Live Ramp, fundada em 2011, listada na Bolsa de Nova York e avaliada em US$ 1,7 bilhão.
Segundo a consultoria eMarketer, este segmento deve crescer 25% para US$ 51,3 bilhões nos Estados Unidos em 2023.