Nas próximas semanas, a PUB, agência de comunicação que faz parte do Grupo Nexcom com a Fato Relevante, anunciará uma mudança aos seus clientes. A marca vai deixar o escritório na Vila Olímpia para ocupar uma grande casa nos Jardins. O movimento faz parte da aquisição da empresa de tecnologia Charisma BI, que ocupa o imóvel na rua Groenlândia e agora passa a integrar a holding.
Na segunda-feira, 15 de maio, o Nexcom e os fundadores da Charisma assinaram o documento de compra da empresa de inteligência de dados. Pelos termos acertados, os publicitários Lucas Brasil e Cássio Clemente, além dos sócios Henrique Aguilar e Cristy Martins, receberão 80% em ações e o restante em dinheiro - o valor não foi informado.
Junto a esse movimento, o Nexcom reforçará o time da Charisma com o sócio-consultor Márcio Castro, ex-diretor de tecnologia da B3, XP, Cetip e Banco Safra.
“Cada vez mais é preciso medir o valor do PR e como, de fato, ele traz valor para o negócio do cliente”, diz Ricardo Bonatelli, sócio-diretor do Nexcom e da PUB. “As agências de comunicação que não entrarem no mercado de tecnologia vão ficar para trás.”
O Nexcom vinha tentando desenvolver em casa um negócio de tecnologia que conseguisse ir além dos relatórios de desempenho entregue para os clientes. Mais que um link ou um PDF, a agência de comunicação queria provar para os clientes que, além da reputação, ela entregava tráfego, interação e outros dados valiosos a partir do seu trabalho.
Há seis meses, Nexcom e Charisma deram início às discussões do deal. Um passo importante para a consolidação do negócio foi um projeto assinado pela PUB com a empresa de BI para o Quinto Andar. A plataforma de moradias recebeu um dashboard com uma análise do setor, mostrando dados de diferentes formatos, desde a comparação com os concorrentes até como a empresa era vista nas redes sociais.
O primeiro case de mensuração de dados deu a certeza para o grupo de comunicação do potencial da tecnologia da informação. O Quinto Andar, que havia contratado apenas esse serviço, acabou estendendo o contrato para o PR.
“A construção de reputação é fundamental para o negócio, mas como medir isso em um mundo que exige performance? Os dados do dia seguinte à publicação de uma reportagem ou uma ação com um influenciador mostram o valor que vai ter impacto no valuation do cliente”, afirma Bonatelli.
Com faturamento de R$ 36 milhões no ano passado, o Nexcom atende 110 clientes como Softbank, XP, Vivo, Mercado Bitcoin, parte da Nestlé entre outros. Com os 17 funcionários da Charisma (que não terá exclusividade de venda para as agências da nova casa), o Grupo passa a ter 172 pessoas. Para este ano, a projeção é crescer a receita, no mínimo, em 20%.
Consolidação das agências de comunicação
O movimento do Nexcom em direção a uma empresa de tecnologia especializada em inteligência de dados é o primeiro entre os grupos de comunicação. Em agosto do ano passado, a FSB comprou a agência de marketing de performance JotaCom.
O que tem se tornado comum nesse mercado de agências é a consolidação de marcas. A FSB se tornou uma holding em 2018 ao incorporar a Loures Consultoria e, em seguida, a Giusti Creative PR. No ano seguinte, a RP1 se uniu à RMA criando a RPMA. E em fevereiro do ano passado a CDI e a NR7 também anunciaram a fusão de suas operações.
O próprio Grupo Nexcom é resultado da integração de Fato Relevante e PUB. Se nas próximas semanas PUB e Charisma passarão a ocupar o mesmo imóvel, não causará surpresa se algum outro negócio for anunciado. A holding está em negociações avançadas com duas agências concorrentes.
A dúvida é se elas passam a ser uma nova marca sob o guarda-chuva da Nexcom ou se o melhor a ser feito é a consolidação da carteira de clientes dentro do grupo.