Na noite da terça-feira, 7 de março, ao divulgar seu balanço referente ao quarto trimestre e ao exercício 2022, o Grupo Soma reportou, entre outros números, recordes em sua receita bruta. Entre outubro e dezembro, o indicador cresceu 12,3%, para R$ 1,6 bilhão, e, no ano, 31,7%, para R$ 5,6 bilhões.

Nessa conta, um dos elementos mais destacados pela varejista de moda, dona de marcas como Farm, Animale e Hering, foi a Farm Global, operação que já tem maior presença nos Estados Unidos e que está dando seus primeiros passos na Europa.

No trimestre, o faturamento da divisão cresceu 72,5%, para R$ 126,1 milhões. Já em 2022, o salto foi de 80,7%, para R$ 490,4 milhões. Com esse avanço, a participação da unidade na receita bruta total evoluiu de 5%, há um ano, para 8%. E, ao que tudo indica, deve ganhar ainda mais peso nessa equação.

“A Farm Global é um dos nossos focos para 2023”, afirmou Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma, em conferência com analistas no fim da manhã desta quarta-feira, 8 de março. “Vamos estar super atentos a essa operação internacional, que está entrando na Europa com muito mais funcionalidades.”

A Farm Global desembarcou na Europa em abril de 2022, com uma pop up store na loja de departamentos Le Bon Marché, em Paris. Jatahy disse que esse primeiro passo abriu muitas portas para a marca, que agora planeja acelerar sua expansão nas três capitais da moda – Paris, Londres e Milão.

Dentro dessa estratégia, a marca foi convidada novamente para ocupar um espaço de 240 metros quadrados na Le Bon Marché. Ainda na capital francesa, a Farm Global irá abrir uma loja de 50 metros quadrados, além de ocupar um espaço na La Samaritaine, outra loja de departamentos.

“Em Londres, vamos abrir nossa primeira loja na King’s Road, no Chelsea, juntamente com uma importante ativação na loja de departamento Liberty, onde já temos nosso espaço”, disse. “Londres é a terceira maior cidade em faturamento da Farm e esperamos que seja nosso principal mercado na Europa.”

Já em Milão, a Farm terá uma pop store de 250 metros quadrados nas instalações da loja de departamentos La Rinascente, além de outros três espaços similares em unidades da rede, sendo duas em Roma e uma em Firenze.

“Nosso plano na Europa, nesse momento, não é ser agressivo em receita, mas sim alavancar o posicionamento e o awareness da marca”, observou Jatahy. “E, através da visibilidade que essas lojas de departamento nos dão, vamos trazer vendas adicionais ao nosso canal digital.”

Já nos Estados Unidos, mercado em que a marca atua desde 2019 e já está mais avançada, um dos focos está em reforçar a transição das vendas digitais para o varejo físico. Nessa ponta, uma das frentes serão lojas no formato “shop in shop” instaladas na rede da Bloomingdale’s.

Essa estratégia também passa pela abertura de uma quarta loja própria, na Melrose Avenue, em Los Angeles, prevista para o segundo trimestre. A inauguração integra o plano de chegar a dez unidades no país nos próximos anos.

“O digital segue crescendo bastante mas, no mercado americano, nosso play é de abertura de lojas físicas”, ressaltou o CEO do Grupo Soma. “E temos muita oportunidade ainda para crescer em lojas de departamento dos Estados Unidos.”

Resultado

No quarto trimestre de 2022, o Grupo Soma apurou um lucro líquido de R$ 72,4 milhões, alta de 61,7% sobre igual período, um ano antes. No consolidado do ano, o resultado na última linha do balanço avançou 13,7%, para R$ 335,2 milhões.

Já a receita líquida cresceu 11,5% no trimestre, para R$ 1,3 bilhão, e 32,6% no ano, para R$ 4,8 bilhões. O Ebitda da operação ficou em R$ 188,8 milhões no quarto trimestre, uma expansão de 96,7%, e registrou alta de 116,6% no ano.

O Ebtida ajustado cresceu 40% em três meses, para R$ 210,7 milhões, e 91,3% em 2022, para R$ 735,4 milhões. A margem Ebtida ajustada, por sua vez, avançou 3,1 pontos percentuais entre outubro e dezembro, para 15,5%. No resultado consolidado de 2022, a margem ficou no patamar de 15,1%, um ganho de 4,6 pontos percentuais.

O Grupo Soma encerrou o ano com base de 5,4 milhões de clientes ativos, presença em mais de 12 mil multimarcas e uma rede total de 1.094 lojas, sendo 358 unidades próprias e 736 franquias.

As ações da empresa estavam sendo negociadas com alta de 4,69% por volta das 13h24 na B3. No ano, os papéis registram uma desvalorização de 14,2%. O grupo está avaliado em R$ 6,8 bilhões.