O executivo José Berenguer, até então CEO do J.P. Morgan no Brasil, vai assumir o comando do Banco XP. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim e confirmada pela XP Inc..

A contratação do executivo tem como objetivo trazer mais robustez ao banco de atacado do grupo XP. E Berenguer é um dos profissionais mais tarimbados para isso.

Além de CEO do J.P. Morgan no Brasil nos últimos sete anos, ele também é diretor-executivo e membro do Conselho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com a chegada do executivo, além de experiência, a XP Inc. traz para dentro um profissional conhecido pelo mercado e passa um recado importante para os clientes.

“A XP cresceu muito, mas ainda falta governança, controle e processos”, diz um banqueiro que estava a par das negociações. “Eles querem crescer na área corporativa e um cara como o Berenguer é uma credencial importante.”

De acordo com outro profissional de mercado que conhece Berenguer, faz todo o sentido esse movimento. Primeiro porque, apesar de estar até então no comando do J.P. Morgan no Brasil, as decisões sobre a operação sempre passam pela matriz. Ou seja, não tinha tanta autonomia.

O segundo ponto é que a XP quer encorpar sua área de wealth e Berenguer tem um estilo mais informal que casa com a cara da XP. “E, apesar da informalidade, ele transita bem num ambiente mais formal. Tecnicamente, faz todo o sentido. A XP precisava desse verniz”, diz outro banqueiro.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.