Sei que ando meio sumido, velhotes, estava de férias. Peguei o sol de Caraíva e emendei em uma viagem ao Rio de Janeiro. Mas bora falar sobre o que a gente mais gosta: investimentos, tecnologia e farra!

Estamos no meio da temporada de balanços trimestrais das empresas listadas aqui no Brasil e, apesar da bolsa estar andando de lado, as perspectivas são muito boas.

Ainda com vários nomes importantes na fila da divulgação, a expectativa do mercado é de um crescimento de 255% de lucro por ação (LPA) das empresas do Ibovespa se comparado ao mesmo período de 2020.

Sim, a base de comparação é frágil, já que nesse período do ano passado, as empresas (e nós todos) sofríamos com a pandemia, mas o número impressiona!

Outra reflexão que gostaria de trazer é de como o Ibovespa se descola das empresas que “agitam” seus mercados e agregam inovação. Enquanto as nossas empresas paquidérmicas são as mais representativas no índice, uma turma que fez o IPO com o intuito de se capitalizar para sair comprando outras companhias e abrir drivers de crescimento têm roubado a cena.

Vamos a alguns exemplos:

Méliuz

Meu parceiro Israel, que inclusive figurou o último Humans of Condado, ou tá sem limite no cartão de crédito ou está recebendo cashback das empresas que têm comprado.

A startup mineira está pavimentando a criação de um banco digital completo no ano que vem. Após realizar a compra do Acesso Bank em maio, acaba de anunciar a aquisição do Alter, um banco digital com carteira de criptomoedas – o dia que o brasileiro comprar uma geladeira no e-commerce e receber criptoback vamos surpreender até os Jetsons.

Obs: Vale destacar que o AlterBank havia levantado recursos diretamente com 788 investidores pessoa física via Captable, uma plataforma de equity crowdfunding que teve, com o Alter, seu primeiro caso de “exit”

Petz

Apesar de não terem essa aura de startup, os caras quase dobraram o valor das ações pós-IPO. O recente anúncio da aquisição da Zee.Dog também abre caminho para a empresa buscar mercados internacionais, reforçar seu branding e crescer em canais digitais. Uma das transações mais interessantes dos últimos tempos!

Locaweb

Por fim, essa empresa que eu sempre falo e que também acabou de anunciar uma aquisição, sua 12ª desde o IPO!

A compra da Octadesk, startup de conversational commerce (aquela tecnologia que usa robozinhos e aplicativos de mensagens para te atender – e te irritar – no varejo online), abre espaço para mais crescimento a partir da venda cruzada que poderá surgir entre a Octadesk e a base de clientes que já estão no ecossistema da Locaweb.

Fora do ambiente de bolsa, vale destacar que o 2º tri desse ano já pode ser chamado de o “trimestre dos unicórnios”. Foram 136 em todo mundo, número superior à marca de todo o ano de 2017.

Para quem não conhece o termo, unicórnios são startups com valor de mercado acima de US$ 1 bi.

A mensagem que fica é: follow the growth!

DISCLAIMER: Não se trata de recomendação de investimentos.

E o que a gente faz quando o mercado está fechado?

São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte

Com a vacinação avançando já começa a ficar mais claro o retorno da vida social e aquele namoro hedge de pandemia já começa a ser posto em cheque.

Aqui em São Paulo, a regra foi flexibilizada e os estabelecimentos já podem ficar abertos até meia-noite (quantos negronis e tocos a mais já não são possíveis tomar?).

A expectativa é que em novembro já possam voltar os eventos sem restrição mediante apresentação de carteira de vacinação com as duas doses, mas acho que a grande expectativa do Faria Limer é curtir o réveillon em seu habitual movimento migratório para as praias do Nordeste.

Eu estarei em São Miguel do Gostoso (RN), mas outros destinos que têm chamado a atenção do público são Barra Grande (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Jericoacoara (CE).

Arthurito da Faria Lima tem mais de uma década de experiência no mercado financeiro e lançou seu perfil no Instagram, em agosto de 2020, para comentar os bastidores do Condado da Faria Lima - de preferência apreciando um bom Negroni. Nos fins de semana, costuma desembarcar com a sua “tropa” na Baleia, em Campos ou na Península.