Há aproximadamente um ano, o empreendedor Pedro Mergulhão tomou um café com Roni Cunha Bueno, fundador da Organica, uma consultoria que ajuda empresas a alavancar exponencialmente seus negócios.
Na ocasião, o fundador da UpNid, uma startup de meio de pagamento para sites de comércio eletrônico, queria contratar os serviços da consultoria, mas a conversa não avançava.
Bueno acreditava que a empresa, ainda em uma fase muito inicial, não era o perfil de cliente que ele estava acostumado a atender, em geral startups, mas em um estágio mais avançado que a UpNid, além de companhias tradicionais, como Serasa, Oi, Olé (Banco Santander) e Banco Votorantim, entre outros.
Foi então que Mergulhão fez uma proposta. Por que a Organica não se tornava sócia da UpNid? Foi assim que surgiu a área de venture builder da consultoria, que tem também como sócios Renato Mendes e Priscila Erthal - os três trabalharam juntos na loja online de artigos esportivos Netshoes.
Um venture builder é uma forma de acelerar uma startup sem necessariamente investir dinheiro. Em vez dos recursos financeiros, a empresa ajuda de outras formas. A estratégia, que é conhecida também como fábrica de startup, está ficando cada vez mais comum.
A Organica, por exemplo, entra com consultoria nas áreas que são consideradas fundamentais para acelerar a startup. “Estou colocando disponível um recurso mais escasso que dinheiro: é o meu tempo”, afirma Bueno.
No caso da UpNid, a consultoria ajudou na estruturação do setor de marketing, desde a contratação de um líder até o desenvolvimento do plano a ser colocado em prática. “Eles agregam muita experiência em múltiplos setores”, diz Mergulhão.
Um venture builder é uma forma de acelerar uma startup sem necessariamente investir dinheiro
A partir da UpNid, a Organica criou um braço de venture builder. A missão é encontrar empresas nas quais a empresa pode acelerar. Em troca, recebe uma participação. “Até colocamos algum dinheiro”, afirma Bueno, sem revelar o capital que é investido nessa iniciativa.
Além dos sócios da consultoria, Bueno conta com o apoio de outros profissionais do mercado. O CEO da PlayKids, Guilherme Martins, e o fundador do Mercado Bitcoin, Rodrigo Batista, atuam como mentores e ajudam a Organica a selecionar as startups.
Hoje, o portfólio conta com quatro startups. Além da UpNid, a Organica investiu na Feedz, uma plataforma online de recursos humanos, a Predify, que ajuda na definição de estratégias de preços, e na Courri, empresa de logística urbana que usa bicicletas.
O plano da Organica é contar com pelo menos mais duas empresas para fazer parte de seu venture builder. A ideia é acompanhar o crescimento da companhia e sair do negócio só em séries de investimentos mais avançadas.